O Tribunal de Contas dos Municípios do Ceará e a Procuradoria Geral de Justiça detectaram irregularidades em 39 prefeituras do Ceará onde o prefeito não se reelegeu ou fez sucessor nas eleições deste ano. Neste ano, os órgãos realizaram uma operação para evitar desmonte em 148 prefeituras.
As irregularidades podem levar a ações por improbidades e levar gestores a prisão. "Estamos há dois anos fiscalizando intensamente as cidades do Ceará e agora nesse perído de fim de mandato mobilizamos toda a nossa força de trabalho, mais especificamente em 39 municípios. Em todos eles foram encontrados irregularidades", diz o presidente do TCM, Manoel Veras.
As denúncias apontam desestruturação da prefeitura ao realizar gastos excessivos e suspender pagamento de servidores. Segundo o TCM, as cidades com situação mais agravante são Acarape, Acopiara, Baturité, Crato, Icó, Nova Russas, Tianguá eUruoca.
De acordo com o TCM, em todas essas cidades os gestores sabiam que eram investigados e alguns tentaram "maquiar as irregularidades". "A minha visita aos municípios dizia que estava tudo correto. Mas fuçando a gente percebeu que eles aprenderam a encobrir melhor e manipularam achando que nós não iríamos apurar", afirma a procuradora do TCM Leylianne Feitosa.
Os processos instalados devem chegar ao Ministério Público nesta sexta-feira (14). "Não descartamos a possibilidade de afastamento dos cargos públicos de outros gestores e até a prisão se assim se fizer necessário", diz o procurador Luiz Alcântara.
Secretário de Segurança troca tiros na Via Expressa
O coronel Francisco Bezerra, Secretário de Segurança do Ceará, trocou tiros com dois homens que assaltavam um veículo na Via Expressa, por volta das 10h30min deste sábado (15).
De acordo com informações da assessoria da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Estado (SSPDS), o coronel estava parado no carro oficial da secretaria em um semáforo na Via Expressa quando percebeu a ação dos assaltantes. O coronel desceu do veículo e deu voz de prisão à dupla. Um dos homens disparou contra o coronel, mas a arma falhou. Um dos assaltantes conseguiu fugir em direção a favela do Trilho; o outro foi capturado. Ninguém foi ferido.
Jefferson Camilo Pires, de 20 anos, já responde por dois roubos. Com ele foi apreendida uma carteira com parte do dinheiro furtado do representante comercial Alfredo Alecrim Neto, de 28 anos, vítima do assalto. Não foi divulgada a quantia roubada.O segundo assaltante ainda não foi localizado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário