Radialista Denes Lima

A Voz do Sertão! O Portal da Informação!

CONTATO/REDAÇÃO: (88) 9.9934-9091

Para sugestões de matérias, denúncias, etc.

RAQUEL FREITAS NUTRICIONISTA

RAQUEL FREITAS NUTRICIONISTA
ESPAÇO NUTRINDO VIDAS EM NOVA RUSSAS

Dodge assume Procuradoria Geral da República hoje

Dodge assume Procuradoria Geral da República hoje



A cerimônia de posse da nova procuradora-geral da República, Raquel Dodge, será realizada às 8 horas de hoje, no auditório do Ministério Público Federal, em Brasília. Raquel Dodge assume como procuradora-geral e presidente do Conselho Nacional do Ministério Público no lugar de Rodrigo Janot, que encerrou o mandato ontem (17).

Dodge foi a segunda colocada na lista tríplice em eleição interna realizada pela Associação Nacional dos Procuradores da República, foi indicada pelo presidente Michel Temer e teve o nome aprovado pelo plenário do Senado. Mestre em Direito pela Universidade de Harvard e integrante do Ministério Público Federal há 30 anos, Raquel Dodge é subprocuradora-geral da República e atuou em matéria criminal no Superior Tribunal de Justiça.



Caberá a ela, a partir de agora, comandar todo o trabalho da PGR, incluindo as investigações da Operação Lava Jato. O presidente Michel Temer; a presidente do Supremo Tribunal Federal, ministra Cármen Lúcia; e os presidentes da Câmara e do Senado, Rodrigo Maia e Eunício Oliveira, confirmaram presença na posse.


Desafios

Dodge mal assume a PGR e já tem três desafios pela frente. Dodge toma posse tendo como legado de maior repercussão de seu antecessor, Rodrigo Janot, a atuação na Operação Lava Jato. Sob Janot, a Procuradoria apresentou 34 denúncias contra políticos ao STF, sendo duas envolvendo o presidente Michel Temer (PMDB).


Após a fase de oferecimento da denúncia, tem início a etapa de apresentação de provas e depoimento de testemunhas, o que antecede o julgamento final do processo. Os processos da Lava Jato no Supremo ainda não alcançaram essa última etapa de julgamento e ainda não há condenações. Será da nova procuradora-geral a responsabilidade sobre a atuação da Procuradoria nessas ações, conduzindo investigações e podendo pedir a condenação ou absolvição dos suspeitos.


Nas denúncias contra Temer, Janot partiu da delação premiada da JBS. A primeira acusação foi barrada pela Câmara dos Deputados e a segunda, apresentada na sua última semana no cargo, está no Supremo. Caberá a Raquel Dodge conduzir a atuação da Procuradoria nesta segunda denúncia contra Temer. 

Já na próxima quarta-feira (20) a procuradora-geral poderá atuar no caso, quando o STF retoma o julgamento do pedido da defesa de Temer para que a denúncia não seja enviada à Câmara dos Deputados.

O Estado