Radialista Denes Lima

A Voz do Sertão! O Portal da Informação!

CONTATO/REDAÇÃO: (88) 9.9934-9091

Para sugestões de matérias, denúncias, etc.

RAQUEL FREITAS NUTRICIONISTA

RAQUEL FREITAS NUTRICIONISTA
ESPAÇO NUTRINDO VIDAS EM NOVA RUSSAS

Ministério Público Estadual pede afastamento do prefeito de Russas

“O Ministério Público do Estado do Ceará entrou com uma Ação Civil Pública pedindo liminarmente o afastamento temporário e cautelar do prefeito de Russas, Raimundo Cordeiro de Freitas, por improbidade administrativa. A ação foi ajuizada no último dia 19, através dos promotores de Justiça Luiz Dionísio de Melo Junior e Emílio Timbó Tahim.
Segundo a ação, foi constatado que o prefeito vem afrontando os princípios da administração pública, dificultando a transição governamental e demitindo ou reduzindo vantagens pecuniárias de servidores públicos responsáveis por áreas essenciais, como a saúde, sem a existência de qualquer procedimento administrativo, sempre sob a escusa de enxugar a folha de pagamento.
Além disso, o Decreto nº 036/2012, que trata sobre a transição governamental no Município, possui diversas irregularidades que comprometem o processo, tornando praticamente impossível a nova gestão tomar conhecimento de todas as informações necessárias.  Dessa forma, o MP requer também a suspensão dos efeitos do Decreto nº 036/2012 e de todos os atos praticados em desconformidade com o inciso V, do artigo 73, da lei nº 9.504/97, em especial às demissões ocorridas a partir dos 90 dias anteriores a 7 de outubro de 2012.”


Seca no Ceará: chuvas devem cair somente em fevereiro de 2013


O estado do Ceará passa pelo pior período de estiagem dos últimos 29 anos. A estiagem acarretou um prejuízo de milhões de reais, além da grande perda da produção de grãos, de leite e da criação de gados. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as chuvas devem cair somente em fevereiro de 2013.

Em 2012, as precipitações observadas no estado ficaram em 50,7% abaixo da média histórica, de acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia (Funceme). A média climatológica para o período é de 606,4 milímetros e choveu 299,2 milímetros. Em janeiro de 2012, a Funceme divulgou o prognóstico da estação chuvosa em que havia grande probabilidade de chuva entre a média e abaixo da média para todo o ano.

Para o próximo ano, a Funceme informou que só vai divulgar a primeira previsão oficial da quadra chuvosa no início de janeiro. “Ainda não podemos dizer os números com precisão. O que podemos antecipar é que dezembro será um mês de chuvas pouco significativas”, afirma a meteorologista Dayse de Morais.
Prognóstico de chuvas

Apesar da Funceme só divulgar o prognóstico em janeiro, um dos responsáveis pelas pesquisas doInstituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Mozar de Araújo, antecipou que a previsão para o início das chuvas no Ceará é no mês de fevereiro de 2013. “E mesma que seja no período de chuva, corre o risco de não ser suficiente para resolver o problema. A probabilidade é que chova menos que a média”, explicou.



Valdir Raupp pede retomada de debates sobre reforma tributária


Em discurso nesta segunda-feira (26), o senador Valdir Raupp (PMDB-RO) defendeu a retomada, pelo Senado, dos debates a respeito da reforma do sistema tributário e da revisão do pacto federativo, para garantir aos municípios o tratamento que, em sua opinião, eles merecem.

Dada a crise enfrentada pelas prefeituras, em especial as menores, que sofrem com a queda dos repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), o parlamentar afirmou ainda ser necessário e urgente encontrar mecanismos de compensação para os entes que mais dependem desses recursos.

A recuperação dos repasses do FPM prevista para o mês de novembro não ocorreu, segundo o senador. A variação positiva em relação ao mesmo período de 2011 foi de somente 0,1%. Em outubro, houve queda de 20% em comparação com o mesmo mês do ano passado. Em 2012, os municípios já deixaram de receber mais de R$ 1,8 bilhão, e, frisou Raupp, “para os que dependem basicamente desses recursos, isso é dramático”. Raupp reafirmou seu compromisso e de seu partido com a causa municipalista, “em especial na questão da justiça da distribuição dos recursos tributários”.