Dois homens, ambos de estatura baixa, e magros, roubaram R$ 27 mil de um
funcionário de uma distribuidora de cigarros no início da tarde desta
quarta-feira, 11, no Centro de Quixadá. Segundo o Centro de Operações
Policiais Militares do 9º Batalhão Policial Militar (BPM) o assalto
ocorreu em frente ao Banco do Brasil quando a vítima descia de um carro
para efetuar naquela agência o depósito do valor roubado. Os criminosos
trafegavam numa motocicleta Honda Bros de cor preta. A placa esta
coberta com um adesivo vermelho. A vítima foi surpreendida pelo
garupeiro, portando um revólver.
O
bispo da Diocese do Crato, dom Fernando Panico, está sendo investigado
pela Polícia Civil e pelo Ministério Público do Estado por estelionato,
crime que dá de um a cinco anos de prisão, além de multa. O religioso
teria vendido imóveis alugados, pertencentes à Igreja, para agiotas. De
acordo com a denúncia feita pelos inquilinos, dom Panico transferiu as
65 casas em cartório para pagar dívidas e, mesmo
assim, continuou cobrando e recebendo pelos aluguéis.
Além de estelionato, os denunciantes acusam o bispo de ter vendido os imóveis sem respeitar o direito preferencial de compra pelos locatários, como prevê a Lei do Inquilinato. O artigo 24 da lei 8.245/91 é claro ao afirmar que os inquilinos devem ser informados sobre qualquer processo de venda por via judicial, extrajudicial ou outro meio.
A delegada Lorna Aguiar, responsável pelo caso, já ouviu dez inquilinos e espera que os demais prejudicados compareçam espontaneamente para prestar depoimento e, caso não apareçam, serão intimados.
O bispo também deve ser convocado para prestar esclarecimentos.
A PALAVRA DO BISPO
Quando o escândalo estourou, no mês passado, a Diocese do Crato publicou uma nota comunicando que “o equívoco cometido na transferência de alguns imóveis situados e locados nas ruas Carolino Sucupira, Teófilo Siqueira, Coronel Secundo, Monsenhor Sother e Marcos Macedo foi corrigido”. A nota dizia ainda que todas as escrituras foram revogadas e que os imóveis voltaram ao patrimônio da diocese.
“Tudo se deu através de documentos públicos e registrados, assinados pelas partes em cartório, com o efeito, tranquilizem-se os inquilinos, posto que, serão honrados os contratos de locação firmados.” O comunicado foi assinado pelo próprio dom Fernando Panico e por outros padres e diáconos da Diocese do Crato.
*A reportagem completa está publicada na edição desta quinta-feira (12) do jornal Aqui Ce.
Polícia apreende adolescente acusado de roubos em Quixadá
Menos de 24 após o assalto a uma farmácia no Centro de Quixadá os policiais civis Renato Cosmo Barbosa e Saraiva Veras, da Delegacia Regional de Quixadá, com o apoio de equipes do Ronda do Quarteirão, capturaram um dos adolescentes acusados do roubo.
O menor, de iniciais M.P.M., 15 anos, foi encontrado debaixo de uma cama, numa casa situada nas proximidades do matagal, adjacências do Condomínio da Palha, no bairro Campo Novo.
Na operação policial, realizada no fim da manhã desta quarta-feira, 11, também foi recuperada a motocicleta Honda Pop de cor preta, roubada no dia anterior, no assalto ao estabelecimento comercial.
As equipes das polícias Civil, Militar e do Ronda do Quarteirão continuam procurando o comparsa do menor apreendido. A dupla de adolescentes, juntamente com Francisco Leonardo de Lima Silva, 21 anos, preso no dia anterior, é acusada da autoria de uma série de assaltos em Quixadá.
A policia também está providenciando um caminhão limpa-fossa para esgotar o “Poço dos Malacas”, como ficou conhecido o cacimbão onde o trio de assaltantes desovou parte das motocicletas roubadas na cidade.
Na manhã de ontem, o delegado de Beberibe, Ednaldo do Vale, apresentou à Imprensa as drogas apreendidas no apartamento de ´Gordo´ FOTOS: JL ROSA
A prisão do acusado ocorreu no apartamento dele, localizado na Rua Pergentino Maia, no bairro Guajeru, na Grande Messejana. Lá, foram encontrados 2.7 quilos de cocaína, 100 gramas de crack, 50 gramas de cocaína, balança de precisão, caderno com anotações da "contabilidade" do tráfico e a importância de R$ 22.212,00, em espécie.
Também foi apreendido o veículo modelo Meriva de placas NRA-6029. ´Gordo´, segundo as autoridades, não tinha antecedentes criminais, entretanto, isso não evitou que ele não se tornasse um suspeito.
Observado
O delegado Ednaldo do Vale, titular da Delegacia Municipal de Beberibe, informou que recebeu várias denúncias dando conta de que uma pessoa estava abastecendo os pequenos traficantes que agiam nas praias daquela cidade, principalmente em Morro Branco, das Fontes e, ainda, na Lagoa do Uruaú.
A partir do momento em que foi descoberto que ´Gordo´ morava em Fortaleza, o delegado solicitou apoio dos policiais da Denarc e de agentes da Coin no intuito de localizar a casa do traficante e prendê-lo.
Quando o endereço do acusado foi descoberto, foi montada uma ´campana´ (observação sigilosa à distância). A diligência levou a Polícia a constatar que "Gordo" não vendia drogas diretamente a usuários, seu esquema criminoso era bem maior e mais sofisticado. Ele possuía uma rede de distribuidores.
Denúncias
"Ele não tinha contato nenhum com viciado. A função dele era abastecer os pontos de venda", ressaltou o delegado, acrescentando que muitas informações foram repassadas a ele pelo pessoal que trabalha no Disque-Denúncia (181). Ednaldo do Vale disse ainda que as investigações não se encerram com a prisão de ´Gordo´. Logo que assumiu o comando da Delegacia de Beberibe, Ednaldo recebeu muitas denúncias sobre tráfico e uso de drogas na periferia da cidade e nas praias mais frequentadas daquele Município litorâneo.
"Investigamos e conseguimos êxito nas diligências", afirmou o policial em entrevista coletiva à Imprensa, na manhã de ontem, na sede da Denarc.
Transferência
Por questão de segurança, ´Gordo´, que foi autuado na Denarc, permanecerá naquela Especializada. Ainda esta semana, será transferido para a Delegacia de Capturas e Polinter (Decap) antes de ser encaminhado, o mais rápido possível, para uma das cinco Casas de Privação Provisória de Liberdade (CPPL), na Região Metropolitana de Fortaleza. Mas, o trabalho da Polícia não ficará encerrado com a prisão do traficante.
Diligências sobre o caso terão prosseguimento para a descoberta da origem das drogas e a identificação e prisão dos comparsas do traficante responsáveis pelas vendas diretas dos entorpecentes aos usuários.
O corpo do estudante ficou preso nas ferragens do veículo. Fotos: Olivando Alves
O acidente aconteceu entre um Fiat Uno de cor verde, placa HUU-6707, e outro Fiat Uno de cor prata, com placa de Fortaleza, e a serviço do IBGE. No sinistro, o estudante de Direito que prestava serviço ao IBGE, Domingos Eusébio Albuquerque Neto, de 21 anos, morreu na hora.
De acordo com o motorista do veículo, Francisco Igor da Luz Cavalcante, o condutor do outro carro transitava na via em alta velocidade e perdeu o controle. Em seguida, subiu no meio fio e avançou a contra mão, colidindo com o veículo do Instituto na parte frontal.
O corpo de Domingos Eusébio ficou preso nas ferragens do veículo e foi preciso que uma equipe de resgate do Corpo de Bombeiros o retirasse.
A vítima foi encaminhada ao Instituto Médico Legal (IML) de Sobral. Outros dois funcionários da empresa estavam no veículo e acabaram feridos. Eles foram encaminhados ao Hospital de Massapê.
Os 4 funcionários voltavam de Camocim, onde realizavam serviços para a Pesquisa Nacional de Saúde (PMF) em contrato temporário.
Motorista não prestou socorro
O motorista do veículo causador do acidente não prestou socorro à vítima e fugiu do local. Policiais militares do destacamento de Massapê o identificaram como Antônio Edilson Albuquerque, de 40 anos.
Os carros foram levados para a Delegacia de Massapê. O veículo do IBGE é alugado e a empresa responsável pelo veículo já se encaminha ao local para retirá-lo.14 acidentes nas estradas
Somente nas últimas 24h, foram registrados 14 acidentes nas estradas que cortam o Estado. Nas rodovias cearenses, foram 4 acidentes e 5 feridos. Nas estradas federais, foram registrados 10 acidentes, onde 1 pessoa ficou ferida. Uma pessoa foi presa por direção perigosa.
O caso aconteceu no quilômetro 349 da BR-020, em Caridade. O condutor da moto Honda CG e a criança de 5 anos foram encaminhados ao Conselho Tutelar.
Foram fiscalizados 599 veículos, 167 autos de infração foram emitidos e 4 veículos foram retidos por irregularidades.
A primeira morte foi registrada por volta das 16h. Em São Benedito, a 360 km de Fortaleza, Francisco Cirino da Silva, 60, foi vítima de latrocínio. Ele foi encontrado com o capacete na cabeça e com marcas de tiro. A motocicleta que guiava, tomada de assalto, foi localizada a 1 km de distância do corpo. No veículo, a polícia citou ter observado marcas de sangue da vítima. Ninguém foi preso.
Já em Juazeiro do Norte, no Cariri Cearense, Almir Rodrigues da Silva Júnior, 18, vulgo "Mão de bala" foi alvejado por 2 indivíduos em uma motocicleta. O homem foi atingido por 11 disparos e morreu no local. A vítima respondia na Justiça por roubo.
Adolescente infrator é morto a tiros
Um adolescente de 15 anos foi morto a tiros em Russas, a 165 km da Capital, P.S.N.J., 15, vulgo 'Pacote', foi alvejado por 2 indivíduos ocupantes de uma motocicleta. Segundo populares, os suspeitos, que aparentavam também ser adolescentes, efetuaram vários disparos e evadiram-se do local. A vítima era conhecida no local por cometer furtos contra estabelecimentos comerciais.
Já em Jaguaruana, a 183 km de Fortaleza, Antônio José da Silva, 33, vulgo 'Preto', foi atingido por 4 disparos efetuados por 2 indivíduos em uma moto. A vítima estava em liberdade condicional e cumpria pena por homicídio.Ao todo, a polícia realizou 46 prisões e apreendeu 8 armas no Interior.
Bispo do Crato é investigado por estelionato
assim, continuou cobrando e recebendo pelos aluguéis.
Além de estelionato, os denunciantes acusam o bispo de ter vendido os imóveis sem respeitar o direito preferencial de compra pelos locatários, como prevê a Lei do Inquilinato. O artigo 24 da lei 8.245/91 é claro ao afirmar que os inquilinos devem ser informados sobre qualquer processo de venda por via judicial, extrajudicial ou outro meio.
A delegada Lorna Aguiar, responsável pelo caso, já ouviu dez inquilinos e espera que os demais prejudicados compareçam espontaneamente para prestar depoimento e, caso não apareçam, serão intimados.
O bispo também deve ser convocado para prestar esclarecimentos.
A PALAVRA DO BISPO
Quando o escândalo estourou, no mês passado, a Diocese do Crato publicou uma nota comunicando que “o equívoco cometido na transferência de alguns imóveis situados e locados nas ruas Carolino Sucupira, Teófilo Siqueira, Coronel Secundo, Monsenhor Sother e Marcos Macedo foi corrigido”. A nota dizia ainda que todas as escrituras foram revogadas e que os imóveis voltaram ao patrimônio da diocese.
“Tudo se deu através de documentos públicos e registrados, assinados pelas partes em cartório, com o efeito, tranquilizem-se os inquilinos, posto que, serão honrados os contratos de locação firmados.” O comunicado foi assinado pelo próprio dom Fernando Panico e por outros padres e diáconos da Diocese do Crato.
*A reportagem completa está publicada na edição desta quinta-feira (12) do jornal Aqui Ce.
Polícia apreende adolescente acusado de roubos em Quixadá
Menos de 24 após o assalto a uma farmácia no Centro de Quixadá os policiais civis Renato Cosmo Barbosa e Saraiva Veras, da Delegacia Regional de Quixadá, com o apoio de equipes do Ronda do Quarteirão, capturaram um dos adolescentes acusados do roubo.
O menor, de iniciais M.P.M., 15 anos, foi encontrado debaixo de uma cama, numa casa situada nas proximidades do matagal, adjacências do Condomínio da Palha, no bairro Campo Novo.
Na operação policial, realizada no fim da manhã desta quarta-feira, 11, também foi recuperada a motocicleta Honda Pop de cor preta, roubada no dia anterior, no assalto ao estabelecimento comercial.
As equipes das polícias Civil, Militar e do Ronda do Quarteirão continuam procurando o comparsa do menor apreendido. A dupla de adolescentes, juntamente com Francisco Leonardo de Lima Silva, 21 anos, preso no dia anterior, é acusada da autoria de uma série de assaltos em Quixadá.
A policia também está providenciando um caminhão limpa-fossa para esgotar o “Poço dos Malacas”, como ficou conhecido o cacimbão onde o trio de assaltantes desovou parte das motocicletas roubadas na cidade.
Preso traficante que atuava no litoral Leste
Após vários dias de investigações, policiais civis, lotados nas delegacia de Beberibe e de Narcóticos (Denarc), agentes da Coordenadoria Integrada de Inteligência (Coin) e policiais militares, prenderam Rodrigo de Oliveira Lima, 26, o ´Gordo´, acusado de ser um dos grandes distribuidores de drogas nas praias de Morro Branco, das Fontes e Uruaú, naquela cidade do litoral Leste do Estado.Na manhã de ontem, o delegado de Beberibe, Ednaldo do Vale, apresentou à Imprensa as drogas apreendidas no apartamento de ´Gordo´ FOTOS: JL ROSA
A prisão do acusado ocorreu no apartamento dele, localizado na Rua Pergentino Maia, no bairro Guajeru, na Grande Messejana. Lá, foram encontrados 2.7 quilos de cocaína, 100 gramas de crack, 50 gramas de cocaína, balança de precisão, caderno com anotações da "contabilidade" do tráfico e a importância de R$ 22.212,00, em espécie.
Também foi apreendido o veículo modelo Meriva de placas NRA-6029. ´Gordo´, segundo as autoridades, não tinha antecedentes criminais, entretanto, isso não evitou que ele não se tornasse um suspeito.
Observado
O delegado Ednaldo do Vale, titular da Delegacia Municipal de Beberibe, informou que recebeu várias denúncias dando conta de que uma pessoa estava abastecendo os pequenos traficantes que agiam nas praias daquela cidade, principalmente em Morro Branco, das Fontes e, ainda, na Lagoa do Uruaú.
A partir do momento em que foi descoberto que ´Gordo´ morava em Fortaleza, o delegado solicitou apoio dos policiais da Denarc e de agentes da Coin no intuito de localizar a casa do traficante e prendê-lo.
Quando o endereço do acusado foi descoberto, foi montada uma ´campana´ (observação sigilosa à distância). A diligência levou a Polícia a constatar que "Gordo" não vendia drogas diretamente a usuários, seu esquema criminoso era bem maior e mais sofisticado. Ele possuía uma rede de distribuidores.
Denúncias
"Ele não tinha contato nenhum com viciado. A função dele era abastecer os pontos de venda", ressaltou o delegado, acrescentando que muitas informações foram repassadas a ele pelo pessoal que trabalha no Disque-Denúncia (181). Ednaldo do Vale disse ainda que as investigações não se encerram com a prisão de ´Gordo´. Logo que assumiu o comando da Delegacia de Beberibe, Ednaldo recebeu muitas denúncias sobre tráfico e uso de drogas na periferia da cidade e nas praias mais frequentadas daquele Município litorâneo.
"Investigamos e conseguimos êxito nas diligências", afirmou o policial em entrevista coletiva à Imprensa, na manhã de ontem, na sede da Denarc.
Transferência
Por questão de segurança, ´Gordo´, que foi autuado na Denarc, permanecerá naquela Especializada. Ainda esta semana, será transferido para a Delegacia de Capturas e Polinter (Decap) antes de ser encaminhado, o mais rápido possível, para uma das cinco Casas de Privação Provisória de Liberdade (CPPL), na Região Metropolitana de Fortaleza. Mas, o trabalho da Polícia não ficará encerrado com a prisão do traficante.
Diligências sobre o caso terão prosseguimento para a descoberta da origem das drogas e a identificação e prisão dos comparsas do traficante responsáveis pelas vendas diretas dos entorpecentes aos usuários.
Colisão frontal mata funcionário temporário do IBGE
Uma colisão frontal entre dois veículos Fiat Uno terminou com a morte de um funcionário temporário do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O acidente aconteceu por volta das 16h da última quarta-feira (12), no quilômetro 81 da CE-362, no município de Massapê, a 244 km de Fortaleza.O corpo do estudante ficou preso nas ferragens do veículo. Fotos: Olivando Alves
O acidente aconteceu entre um Fiat Uno de cor verde, placa HUU-6707, e outro Fiat Uno de cor prata, com placa de Fortaleza, e a serviço do IBGE. No sinistro, o estudante de Direito que prestava serviço ao IBGE, Domingos Eusébio Albuquerque Neto, de 21 anos, morreu na hora.
De acordo com o motorista do veículo, Francisco Igor da Luz Cavalcante, o condutor do outro carro transitava na via em alta velocidade e perdeu o controle. Em seguida, subiu no meio fio e avançou a contra mão, colidindo com o veículo do Instituto na parte frontal.
O corpo de Domingos Eusébio ficou preso nas ferragens do veículo e foi preciso que uma equipe de resgate do Corpo de Bombeiros o retirasse.
A vítima foi encaminhada ao Instituto Médico Legal (IML) de Sobral. Outros dois funcionários da empresa estavam no veículo e acabaram feridos. Eles foram encaminhados ao Hospital de Massapê.
Os 4 funcionários voltavam de Camocim, onde realizavam serviços para a Pesquisa Nacional de Saúde (PMF) em contrato temporário.
Motorista não prestou socorro
O motorista do veículo causador do acidente não prestou socorro à vítima e fugiu do local. Policiais militares do destacamento de Massapê o identificaram como Antônio Edilson Albuquerque, de 40 anos.
Os carros foram levados para a Delegacia de Massapê. O veículo do IBGE é alugado e a empresa responsável pelo veículo já se encaminha ao local para retirá-lo.14 acidentes nas estradas
Somente nas últimas 24h, foram registrados 14 acidentes nas estradas que cortam o Estado. Nas rodovias cearenses, foram 4 acidentes e 5 feridos. Nas estradas federais, foram registrados 10 acidentes, onde 1 pessoa ficou ferida. Uma pessoa foi presa por direção perigosa.
Adolescente é flagrado guiando motocicleta com criança de 5 anos sem capacete
Um adolescente foi flagrado guiando uma motocicleta com uma criança de 5 anos na garupa, no fim da manhã da última quarta-feira (12), pela Polícia Rodoviária Federal (PRF). Ambos estavam sem capacete.O caso aconteceu no quilômetro 349 da BR-020, em Caridade. O condutor da moto Honda CG e a criança de 5 anos foram encaminhados ao Conselho Tutelar.
Foram fiscalizados 599 veículos, 167 autos de infração foram emitidos e 4 veículos foram retidos por irregularidades.
4 pessoas são mortas a tiros no Interior
4 pessoas morreram vítimas de disparos de arma de fogo na última quarta-feira (11) no Interior do Estado, de acordo com o Comando de Policiamento do Interior (CPI). Dentre as vítimas, 1 adolescente de 15 anos, um jovem de 18 e outros 2 adultos.A primeira morte foi registrada por volta das 16h. Em São Benedito, a 360 km de Fortaleza, Francisco Cirino da Silva, 60, foi vítima de latrocínio. Ele foi encontrado com o capacete na cabeça e com marcas de tiro. A motocicleta que guiava, tomada de assalto, foi localizada a 1 km de distância do corpo. No veículo, a polícia citou ter observado marcas de sangue da vítima. Ninguém foi preso.
Já em Juazeiro do Norte, no Cariri Cearense, Almir Rodrigues da Silva Júnior, 18, vulgo "Mão de bala" foi alvejado por 2 indivíduos em uma motocicleta. O homem foi atingido por 11 disparos e morreu no local. A vítima respondia na Justiça por roubo.
Adolescente infrator é morto a tiros
Um adolescente de 15 anos foi morto a tiros em Russas, a 165 km da Capital, P.S.N.J., 15, vulgo 'Pacote', foi alvejado por 2 indivíduos ocupantes de uma motocicleta. Segundo populares, os suspeitos, que aparentavam também ser adolescentes, efetuaram vários disparos e evadiram-se do local. A vítima era conhecida no local por cometer furtos contra estabelecimentos comerciais.
Já em Jaguaruana, a 183 km de Fortaleza, Antônio José da Silva, 33, vulgo 'Preto', foi atingido por 4 disparos efetuados por 2 indivíduos em uma moto. A vítima estava em liberdade condicional e cumpria pena por homicídio.Ao todo, a polícia realizou 46 prisões e apreendeu 8 armas no Interior.
Nenhum comentário:
Postar um comentário