Um grupo de cerca de 20 assaltantes destruiu, por volta de 1 hora, com uso de explosivos, a agência do Banco do Brasil da cidade de Boa Viagem. A ação foi violenta. O grupo, encapuzado, segundo primeiras informações, sitiou a cidade usando carros e motos e fez disparos em alguns bairros e, com fuzis, escopeta e metralhadora, atacou a delegacia.
No assalto, eles trocaram tiros com a policia em frente ao banco e ainda fizeram três reféns na fuga, que foram liberados depois.Até o momento, a Polícia esta na busca do grupo, que fugiu em direção ao município de Pedra Branca. A Polícia faz cerco na área. Não se sabe quanto o grupo teria levado da agência.
Um grupo de aproximadamente 20 pessoas explodiu na madrugada desta segunda-feira (2) a agência do Banco do Brasil, localizada no município de Boa Viagem, a 222 km de Fortaleza.
Segundo
informações do soldado Alex, da 4ª Companhia do Batalhão da Polícia
Militar (BPM), parte do grupo se dirigiu à delegacia e trocou tiros com a
polícia, enquanto a outra parte ficou encarregada de explodir o banco,
cuja estrutura foi totalmente destruída.
O soldado disse que a quadrilha conseguiu atingir o cofre e levar o dinheiro, mas a quantia ainda não foi informada. Não houve feridos durante a ação. Este foi o 105° ataque a banco, segundo o Sindicato dos Bancários do Ceará.
Veja as imagens:
Outra agência no interior foi alvo de bandidos. Desta vez, a agência de Umirim foi o alvo de bandidos na madrugada deste domingo (2). O grupo também explodiu o banco, destruindo a porta e três caixas eletrônicos, entretanto nenhuma quantia foi levada.
Assista ao vídeo abaixo, mostrando a agência do Banco do Brasil após o ataque.
Mais de 100 ataques
Em 2013, os ataques a bancos já ultrapassaram os 100, segundo dados do Sindicato dos Bancários do Ceará (SEEB/CE).
Mais de 25 homens destroem Banco do Brasil, fazem refém e trocam tiros com a Polícia de Boa Viagem
Mais de 25 homens fortemente armados atacaram o destacamento de policia de Boa Viagem, a 217 km de Fortaleza, por volta das 0h20 da madrugada desta segunda-feira (2) e destruíram a agência do Banco do Brasil na cidade. Na fuga, os criminosos, que tinham o objetivo de roubar a agência, fizeram reféns e trocaram tiros contra a policia. A agência do Banco do Brasil ficou completamente destruída. Foto: Alex Pimentel.Um sargento da Polícia Militar levou um tiro de raspão nas costas, mas passa bem. A quantia roubada não foi informada pela gerência do banco.
De acordo com informações de policias militares, os bandidos chegaram em 3 carros e 2 motos. Uma parte do bando foi até o destacamento de policia e efetuou vários disparos contra o prédio da delegacia, viaturas e carros que estavam estacionados no local.
No mesmo momento, os policiais receberam um aviso, via rádio, que a agência bancária estava sendo atacada com bombas por outros homens. Os policiais não puderam sair do batalhão até chegar reforço policial vindo de outros municípios. Um terceiro grupo dava cobertura aos outros dois bandos.
Algumas casas também foram atingidas pelas explosões no banco. Foto: Dario Gomes
Os tiros contra a delegacia teriam sido para intimidar e acuar os policiais. Enquanto os policiais aguardavam reforço, várias viaturas eram alvejadas. Um terceiro bando fazia o apoio aos outros dois bandos.
Na agência, os bandidos usaram bombas que destruíram totalmente o prédio do estabelecimento. Mais 4 imóveis, entre casas de moradores e comércios próximos, também ficaram destruídos por conta das explosões.
Madrugada de apreensão na cidade
Moradores relatavam, em redes sociais, o horror vivido na madrugada. Os habitantes diziam que não conseguiram dormir apavorados com o barulho dos tiros e das explosões.
Na fuga, os criminosos, que tinham o objetivo de assaltar a agência, levaram o gerente de uma lanchonete próxima ao banco e utilizaram o funcionário como escudo para chegarem até o veiculo de fuga. De acordo com a Policia, o refém já foi liberado. Os bandidos fugiram em direção à Pedra Branca, a 261 km da Capital.
Ainda de acordo com os policiais, foi solicitado reforço dos municípios de Canindé, Monsenhor Tabosa, Itatira, Madalena e outras cidades da região.
Os policiais aguardam ainda a vinda de setores de inteligência e de homens da policia de Fortaleza. Os policiais isolam a área do banco e da delegacia e, na manhã desta segunda-feira, deve ser feito uma pericia nos locais.
Interior do Ceará registra 23 homicídios no fim de semana
Fim de semana violento no Interior do Ceará. Somente da noite da última sexta-feira (30) até a manhã desta segunda-feira (2), a Polícia registrou 23 homicídios no Interior do Estado. Na sexta-feira, foram 4 assassinatos. De sábado (31) para domingo (1º) foram 7. Do último domingo para esta segunda-feira (2), 4 homicídios foram registrados. As informações são do Comando de Policiamento do Interior (CPI).Em Baturité, a 100 km de Fortaleza, uma briga entre primos terminou com a morte de 2 pessoas. Após discussão, Francisco Nascimento Braga, de 35 anos, lesionou com uma faca seu primo Francisco de Assis Nascimento, idade não divulgada, na perna. Francisco de Assis tomou a arma e revidou o ataque. Em seguida, matou a irmã do acusado, Maria Ana do Nascimento, idade não informada, que não resistiu e morreu na hora.
Os dois homens foram encaminhados ao hospital da cidade. No local, Francisco Nascimento Braga morreu. O acusado do crime fugiu ferido mas, ao buscar atendimento médico, foi preso.
Genro mata agricultor com tiro de espingarda em Tamboril
No último domingo (1°), outra discussão terminou com uma morte em Tamboril, a 301 km da Capital. João Batista Rodrigues Martins, de 30 anos, assassinou o sogro, o agricultor Sebastião Carlos de Sousa, de 46 anos.
Os dois haviam ingerido bebida alcoólica quando iniciaram uma briga. Exaltado, o genro foi até a residência e armou-se com uma espingarda socadeira. João Batista disparou um tiro nas costas do sogro
Ações policiais prendem traficantes que ordenavam mortes na cidade
Bandidos capturados em operações de inteligência seriam os mandantes de dezenas de homicídios na CapitalEles são apontados como criminosos frios, traficantes de drogas e assassinos de alta periculosidade e, juntos, responsáveis por dezenas de execuções sumárias nas ruas, favelas e comunidades da periferia de Fortaleza. São bandidos que acabaram presos nos últimos meses na Capital cearense, através de ações dos setores de Inteligência da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) e em operações das polícias Civil e Militar.
A captura desses criminosos tem efeito contundente nas estatísticas dos assassinatos em Fortaleza. Fora das ruas, eles deixam de ter contato direto com suas quadrilhas, a chance de ordenar fuzilamentos diminui e, consequentemente, as mortes violentas caem nos registros da Polícia.
Bairros
Durante oito meses, a Reportagem acompanhou o trabalho da Inteligência em investigações que resultaram na prisão dos principais ´cabeças´ de quadrilhas que comandavam o tráfico em diversos bairros de Fortaleza, como a Barra do Ceará, o Lagamar, Bom Jardim, Messejana e Jardim Iracema.
Nesses bairros citados, os índices de assassinatos começaram a cair depois que os principais traficantes foram presos. Resta agora à Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) produzir inquéritos que apontem os crimes praticados por cada uma das quadrilhas e seus líderes.
Um desses ´chefões´ do tráfico tinha uma vida luxuosa, graças ao dinheiro que arrecadou às custas do consumo e dependência do crack por dezenas de jovens usuários de entorpecentes. Renan Pereira Rodrigues assumiu o controle da venda de drogas nos bairros Lagamar, Conjunto Tancredo Neves e Luciano Cavalcante depois de eliminar um dos seus principais ´concorrentes´, o também traficante de drogas conhecido por ´Tostão´, executado com tiros de fuzil em plena BR-116, no Município de Russas (160Km de Fortaleza), no ano passado, segundo a Polícia.
Renan foi preso numa ação da Coordenadoria de Inteligência (Coin) da SSPDS quando festejava o aniversário da mãe com um churrasco à beira da piscina em uma luxuosa casa de veraneio na Prainha, em Aquiraz. Na garagem, havia carros e motocicletas importadas. A Polícia descobriu que ele andava com escolta arma e em automóvel blindado.
Outros traficantes apontados como mandantes de várias execuções foram capturados em ações da PM, como Marcos Antônio Lopes Peixoto, o ´China´, que, segundo as autoridades, ordenou e praticou diversos homicídios, nos últimos meses, por conta de uma disputa de traficantes dos bairros Jacarecanga e Monte Castelo. Em Messejana, Lagamar, Jardim Iracema e no Bom Jardim foram presos, respectivamente, os matadores, Igor Mendes de Oliveira, o ´Igor da Paupina´; José Vangleison Batista dos Santos, o ´Gleicinho do Lagamar´; Francisco Edval da Silva Monteiro, o ´Careca´; e Wagner Nascimento de Assis, todos tidos como responsáveis por um ´rosário´ de mortes ligadas ao tráfico.
Grupo de extermínio atuava na Barra
Um grupo de extermínio se formou na Barra do Ceará com o objetivo de dominar o tráfico de drogas naquele setor da Capital. Bandidos considerados de alta periculosidade ocuparam um terreno invadido por sem-teto, que ficou conhecido como ´Gueto´. A partir daí, o rastro de sangue passou a fazer parte do cenário do bairro.
Uma sequência de assassinatos cruéis e misteriosos levou a Polícia a investigar o caso, descobrindo um verdadeiro grupo de extermínio que atuava a serviço de traficantes de drogas na Barra do Ceará e na comunidade Goiabeiras FOTO: KIKO SILVA
Segundo as autoridades, o bandido que chefiava a quadrilha chama-se Márcio Gledson Dias da Silva, que passou a ser conhecido como o ´Márcio do Gueto´. Depois de diversas fugas, ele, finalmente, foi preso pela Polícia no fim de junho último. No momento da abordagem, ele ainda tentou subornar os policiais militares que o detiveram, mas não obteve êxito.
Bando
Conforme as investigações da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), ´Márcio do Gueto´ e seus comparsas praticaram um ´rosário´ de assassinatos para manter o comando do tráfico. Policiais militares, donas de casa, trabalhadores e também marginais foram executados por diversos motivos, seja por dívidas contraídas na compra de crack e cocaína, seja por ´queima-de arquivo´. Muitas vítimas foram abatidas de forma cruel, com muitos tiros, e sem chances de defesa.
Além de ´Márcio do Gueto, a DHPP identificou como integrante do bando os seguintes suspeitos, Maycon da Silva Nascimento, o ´Maicozinho´; José Flávio Rodrigues Pereira, o ´Gago da Barra´; Leandro Dutra da Cunha, o ´Playboy do Gueto´; além de Francisco Brito, que acabou sendo morto dentro do presídio. Com a desarticulação do bando, o número de assassinatos na Barra do Ceará e nas Goiabeiras caiu. Contudo, há suspeitas de que, mesmo preso, ´Márcio´ continue a chefiar seu bando.
Fugitivo carioca agia no CE
Com a ocupação das favelas cariocas pelas Forças Armadas e a fixação das Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) nas comunidades do Rio dominadas pelo tráfico, dezenas de chefes de quadrilhas migraram para outros Estados. Um deles, veio parar em Fortaleza, onde se instalou no Passaré e passou a comandar fuzilamentos de bandidos rivais.
Esta é a conclusão a que chegou a equipe da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) ao investigar uma sequência de crimes de morte naquele bairro.
E o mandante dos fuzilamentos seria o carioca Renato Alves Pereira, oriundo de São João do Meriti, na Baixada Fluminense, que aqui teria se aliado ao cearense Alexandre Silveira dos Santos e, juntos, passaram a matar os traficantes locais para poder assumir o controle da venda de drogas na área do Grande Castelão, que inclui os bairros Passaré, Jardim União, Barroso e a comunidade Rosalina.
A dupla foi capturada há duas semanas pela equipe da DHPP e, conforme as autoridades, foi a responsável por sete assassinatos, conforme informou a delegada Patrícia Bezerra.,
Conforme as investigações, ´Carioca´ teria chegado ao Ceará em outubro do ano passado. "Ele fugiu quando foi expurgado junto com outros traficantes dos morros", disse Bezerra.
A partir de janeiro, quando passou a morar no Jardim União II, no Passaré, ele se consolidou como o chefe do tráfico naquela região da cidade. Teriam executado duas pessoas e ordenado a morte de outras cinco.
FERNANDO RIBEIRO
Passageiros
ficaram feridos após pouso de emergência de um avião da companhia aérea
TAM realizado na madrugada desta segunda-feira (2), no Aeroporto
Internacional Pinto Martins, em Fortaleza.
De acordo com a Empresa Brasileira de Infraestrutura Portuária (Infraero), o voo 8065 que fazia o trajeto Madri/Guarulhos teve de fazer um pouso técnico após passar por turbulência. O caso foi registrado por volta de 1h40.
Nove passageiros feridos foram encaminhados para o Instituto Dr. José Frota (IJF), no Centro. Sete já foram liberados. Segundo a assessoria da unidade de saúde, outros dois seguem internados: uma passageira espanhola, que teve fratura na clavícula esquerda, e um passageiro ainda não identificado.
Conforme nota divulgada pela TAM, a turbulência provocou ferimentos em alguns passageiros e tripulantes. A companhia lamentou o ocorrido e “está prestando assistência necessária a seus passageiros e funcionários”.
A TAM informou ainda que uma tripulação reserva será enviada a Fortaleza para levar os passageiros até o aeroporto de São Paulo/Guarulhos. A decolagem está prevista para as 13h30 desta segunda-feira.
De acordo com a Empresa Brasileira de Infraestrutura Portuária (Infraero), o voo 8065 que fazia o trajeto Madri/Guarulhos teve de fazer um pouso técnico após passar por turbulência. O caso foi registrado por volta de 1h40.
Nove passageiros feridos foram encaminhados para o Instituto Dr. José Frota (IJF), no Centro. Sete já foram liberados. Segundo a assessoria da unidade de saúde, outros dois seguem internados: uma passageira espanhola, que teve fratura na clavícula esquerda, e um passageiro ainda não identificado.
Conforme nota divulgada pela TAM, a turbulência provocou ferimentos em alguns passageiros e tripulantes. A companhia lamentou o ocorrido e “está prestando assistência necessária a seus passageiros e funcionários”.
A TAM informou ainda que uma tripulação reserva será enviada a Fortaleza para levar os passageiros até o aeroporto de São Paulo/Guarulhos. A decolagem está prevista para as 13h30 desta segunda-feira.
Eis matéria da Folha de São Paulo desta segunda-feira:
Obra de R$ 227 milhões do governo do Ceará, inaugurada com um show de R$ 650 mil de Ivete Sangalo, o hospital regional de Sobral paga táxi aéreo para médicos de Fortaleza atenderem no local. Faltam médicos em Sobral, e o governo Cid Gomes (PSB) não consegue contratar profissionais que morem na cidade, terceira maior do Ceará.
Levar médicos para regiões fora dos grandes centros é o objetivo do programa Mais Médicos, do governo Dilma. A situação do hospital cearense exemplifica o quão difícil pode ser essa tarefa. Aviões saem de Fortaleza até quatro dias por semana levando médicos para Sobral, (a 232 km de distância). Os voos são feitos em táxi aéreo.
O HRN (Hospital Regional Norte) começou a funcionar em fevereiro, na cidade que é berço político do governador Cid e de seu irmão Ciro Gomes. Esteve no centro de polêmica pelo show de Ivete Sangalo na inauguração, cujo custo foi questionado pelo Ministério Público de Contas.
O instituto que administra a unidade não informou quantos médicos são transportados por semana.
O
Governo do Estado do Ceará, por meio da Coordenadoria Especial de
Políticas Públicas de Juventude (Cojuv), inicia novas turmas do ProJovem
Urbano. As aulas começam no dia 23 de Setembro de 2013, com uma duração
de 18 meses. A meta é beneficiar 8.000 jovens, sendo
7.800 em 39 municípios, 80 na penitenciária Francisco Hélio Viana e 120
no Presídio Penal Feminino Desembargador Moura Costa. O lançamento aconteceu na manhã desta segunda-feira (02), no auditório do Palácio da Abolição,
pelo governador Cid Gomes.
O objetivo do Programa é oferecer
ao jovem a oportunidade de conclusão do ensino fundamental,
qualificação profissional inicial e o desenvolvimento de atividades de
intervenção social. De acordo com o Coordenador Especial de
Políticas Públicas de Juventude, Ismênio Bezerra, o diferencial do
ProJovem Urbano 2013/2014 é o tempo de conclusão do ensino fundamental.
No ensino regular duraria 9 anos e no ProJovem são apenas 18 meses.
O
jovem inscrito no Programa recebe uma bolsa-auxílio mensal no valor de
R$ 100 mediante o cumprimento de 75% de frequência e trabalhos,
fardamento, material escolar e merenda. As matrículas dos alunos
interessados já estão abertas e podem ser realizadas até o dia 22 de
setembro. Os jovens dentro do perfil podem procurar a Secretaria de
Educação dos Municípios, as unidades do IDT e as próprias escolas.
Olhar de menino índio´ traz memórias dos Tapuia-Kariri
Fotografias produzidas pelos índios Tapeba, de Caucaia, e comunidade do assentamento Coqueirinho, em Beberibe, retratam as atividades culturais como valorização da autoestima e da própria história de luta. No topo, juventude Tapeba, seguida do artesanato e teatro Coqueirinho
Povos tradicionais tiveram a iniciativa de registrar as atividades e criar o seu próprio acervo documental FOTO: MELQUÍADES JÚNIOR
Atividades econômicas tradicionais, como a produção e venda de caju e as casas de farinha, são registradas pelos mais jovens do assentamento Coqueirinho. As imagens são expostas em eventos
São Benedito. "Silêncio, que já tá ligada". Era o aviso para mais uma gravação. "Quando comecei a entrar na mata, eu senti um arrepio muito grande. Subiu nas minhas pernas e foi até o meu cabelo. Quando eu sentia esse tipo de energia, era de felicidade. Hoje, o que eu senti aqui foi de tristeza. Porque eu tô vendo a nossa mata, em que eu nasci e me criei, sendo acabada. Está muito minúscula. Não era esse ´tamanhozinho´ que estamos vendo aqui hoje", afirma Otávio Cândido, índio Tapuia-Kariri, morador da Aldeia Gameleira, em São Benedito. Quem grava é Luís, uma das lideranças jovens da etnia.
Otávio continua: "quando você bebe água de uma cacimba, que ela seca, a gente sente tristeza, pois não tem como sobreviver daquela cacimba mais. Eu sinto tristeza quando eu entro na mata e não vejo uma caça passando perto de mim, não vejo cobras, uma ave passando lá por cima. Obrigado a vocês e a todos os parentes que estão acompanhando essa entrevista. Que o Pai Tupã proteja e ilumine cada um Tapuia-Kariri e todas as aldeias em que ainda tem índio lutando pela natureza, pela Mãe Terra".
Era o fim de mais um depoimento colhido pelos jovens índios com as lideranças atuais e históricas da etnia que, como todas as outras no Ceará, luta pelo reconhecimento.
Capacitação
Desde 2005, algumas oficinas tem sido realizadas nas aldeias indígenas de forma a capacitá-los para o uso das ferramentas de vídeo e fotografia. O mesmo acontece com comunidades tradicionais de assentamentos rurais. Uma das principais iniciativas foi o cineclube indígena "Olhar Tremembé", no distrito de Almofala, município de Itarema. Foi lá que nasceu o "Olhar de menino índio", repercutido em trabalhos por outras aldeias da região norte do Ceará.
A intenção era tornar os índios protagonistas das produções, afinal, conforme o cacique Daniel Pitaguary, "pra valorizar o índio tem que ser outro índio", diz o líder da aldeia no município de Maracanaú.
A inserção dos índios nos trabalhos audiovisuais teve início com o próprio começo das organizações coletivas com a finalidade de reivindicar direitos.
Em 1985, foi realizado o documentário "Tapeba: resgate e memória de uma tribo", do cineasta Eusélio Oliveira. Oito anos depois, o cineasta Rosemberg Cariry gravou duas peças da "Campanha pela demarcação das terras indígenas no Ceará", a pedido da Associação Missão Tremembé (Amit). Um ano depois, era registrado nas fitas VHS a Primeira Assembleia dos Povos Indígenas do Ceará, na Aldeia Poranga, em Crateús. Além de depoimentos de índios participantes do evento - realizado anualmente, a presença de uma figura indigenista histórica na luta de afirma: Maria Amélia Leite, da Missão Tremembé.
Em 1995, o vídeo "Tapeba, povo massacrado" trazia mais denúncias de poluição dos rios e devastação das florestas. E seguiram-se outras, abordando questionamentos levantados pelas diversas etnias. Reportagens de televisão também constituem importante acervo, ainda que não reproduzam o olhar indígena.
Cineclubes
"As produções, quando feitas pelos próprios povos tradicionais, tem a intenção de tirar rótulos, desmistificar e dar a oportunidade de o índio falar sob sua própria visão", afirma Alberto Cukier, que atua com cineclubes em aldeias indígenas - bem como no documentário "Olhar de menino índio". Para este, partiparam 24 jovens, dos quais sete foram selecionados para produzir as imagens, conversando com as lideranças, as pessoas mais antigas. O trabalho teve o apoio do Conselho Indígena Tremembé de Almofala (Cita).
A produção audiovisual por parte dos índios do Ceará é, em verdade, ferramenta evidente de um trabalho ainda mais amplo, realizado por meio da disseminação de saberes e fazeres indígenas. É o protagonismo, agora, das escolas diferenciadas e, nelas, os professores da própria comunidade, como verdadeiros semeadores do conhecimento tradicional local.
O trabalho evoluiu de tal forma que o Ceará foi o pioneiro no Nordeste, na criação de um curso superior voltado para essas etnias. O Curso de Magistério Indígena Tremembé Superior (Mits), criado por iniciativa dos próprios índios Tremembé do distrito de Almofala, em Itarema, Zona Norte do Estado.
Pedagogia
A ideia foi dos Tremembé. As lideranças da aldeia entendiam que, por meio da educação, os valores culturais e sociais seriam transmitidos, ou melhor, mantidos pelas outras gerações. Mas há um obstáculo: o professor orientado nos bancos da pedagogia tradicional - com algumas exceções, carregada de "vícios coloniais" - não trazia as ferramentas necessárias para a manutenção dos saberes e fazeres. Foi aí que os índios de Almofala, com apoio de pesquisadores das próprias universidades, deram início à formação docente, embora já fossem professores nas escolas diferenciadas.
"Foi o único curso no País criado dentro de uma aldeia indígena, comemora o professor doutor Babi Fonteles, pesquisador e coordenador acadêmico do curso que acompanha há muitos anos a luta dos povos indígenas pelo reconhecimento. "Os Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) produzidos pelos concludentes do Curso de Magistério Indígena Tremembé Superior (MITS) são uma expressão bem importante da relevância deste Curso e uma referência para estudos sobre algumas temáticas da cultura Tremembé", explica Babi Fonteles.
Sustentabilidade
Comunidades tradicionais beirando o mar do Ceará entendem o turismo como grande fonte de renda e uma das principais ferramentas de atração a esses lugares. Mas isso não quer dizer que possa ser de qualquer forma. Foi quando decidiram resistir às expulsões causadas pela especulação imobiliária que perceberam a vez de "gritar" para o mundo a própria existência. Gritos por meio do artesanato, da agroecologia, das plantas medicinais, culinária tradicional e, juntando tudo isso, por meio do "turismo sustentável".
É assim no Coqueirinho, como em tantos outros. Mas é lá, no litoral do município de Beberibe, que está um dos maiores núcleos audiovisuais. Em miúdos: jovens capacitados em oficinas, com câmeras de vídeo e fotográficas na mão, registram todos os eventos e movimentos da comunidade. É uma celebração diária de uma conquista que "não foi fácil": a conquista do território onde vivem e praticam o turismo ecológico. O protagonismo da comunidade teve o apoio do Projeto Arte e Cultura na Reforma Agrária, realizado pelo Incra no Estado do Ceará.
Processo de ressignificação
Durante o curso de Mestrado em Sociologia na Universidade Federal do Ceará (UFC), cataloguei 40 produções videográficas realizadas entre os anos de 1985 e 2013 e oficinas de vídeo em comunidades indígenas no Ceará. No contexto brasileiro, as primeiras iniciativas de utilização de suportes videográficos junto a populações indígenas foram realizadas, principalmente, em virtude da construção de grandes empreendimentos governamentais em áreas indígenas, tais como hidrelétricas e rodovias. A partir dos anos 70, algumas ONGs e cineastas discutiram, através da imagem, os diversos impactos socioculturais dessas obras na vida dos índios. Nesse sentido, grupos indígenas como os Kayapó e os Xavante, no Norte do País, foram contactados por essas instituições e cineastas com o objetivo de levar a tecnologia videográfica como instrumento que daria a oportunidade de voz aos indígenas brasileiros.
Ao longo da pesquisa, notei marcantes diferenças no contexto de apropriação e nos usos da tecnologia videográfica entre os povos indígenas mencionados acima e os povos indígenas no Estado do Ceará. Lá fora, não se tratava da necessidade urgente de lhes conferir reconhecimento étnico ou afirmação identitária, mas sim de contrapor projetos políticos que iriam atingir diretamente suas terras, causando diversos impactos ambientais, econômicos e socioculturais. No caso dos índios no Ceará, as primeiras iniciativas buscavam conferir aos índios reconhecimento étnico, sendo necessário lhes proporcionar visibilidade e sentimento de pertença a uma etnia a partir de uma reconstituição histórica.
A potencialização desses trabalhos nas redes sociais contribui ainda mais nesse processo de ressignificações.
Gabriel AndradePublicitário e Mestre em Sociologia
O Sine/IDT disponibiliza mais de 1.600 vagas de emprego
nesta segunda-feira (2). As oportunidades estão distribuídas em
Fortaleza, Aquiraz, Baturité, Crateús, Caucaia, Eusébio, Horizonte,
Maracanaú, Maranguape, Limoeiro do Norte, São Gonçalo do Amarante/Pecém,
Juazeiro do Norte, Iguatu, Sobral e Camocim.
Os
interessados devem dirigir-se a uma Unidade de Atendimento do Sine/IDT.
Todas as oportunidades estão sujeitas à alteração e para saber qual
está de acordo com o seu perfil profissional, acesse o site do Ministério do Trabalho e Emprego.
Confira mais detalhes das vagas e locais:
FORTALEZA
Centro: (85) 3101.2775
Aldeota: (85) 3101.1660
Barra do Ceará: (85) 3101.2743
Parangaba: (85) 3101.3034
Messejana: (85) 3101.2138
Ajudante de carga e descarga 5 vagas
Ajudante de serralheiro 1 vaga
Alinhador de pneus 1 vaga
Almoxarife 5 vagas
Assistente administrativo 3 vagas
Assistente de RH 1 vaga
Assistente de vendas 10 vagas
Auxiliar de depósito 17 vagas
Auxiliar contábil 1 vaga
Auxiliar de cobrança 2 vagas
Auxiliar de costureira 1 vaga
Auxiliar de cozinha 10 vagas
Auxiliar de limpeza 10 vagas
Auxiliar de produção 5 vagas
Auxiliar fiscal 1 vaga
Auxiliar mecânico de autos 2 vagas
Barman 2 vagas
Camareira de hotel 2 vagas
Chapista de lanchonete 3 vagas
Comprador 1 vaga
Consultor de cobrança 2 vagas
Continuo 1 vaga
Costureira de maquina industrial 15 vagas
Costureira em geral 15 vagas
Costureira moda intima 10 vagas
Cozinheiro de restaurante 5 vagas
Cozinheiro geral 10 vagas
Cuidador de idosos 2 vagas
Cumim 10 vagas
Empacotador 2 vagas
Empregado doméstico 3 vagas
Estoquista 6 vagas
Encarregado de hortifruti 2 vagas
Fiscal de loja 2 vagas
Frezador 1 vaga
Garçom 5 vagas
Gerente comercial 1 vaga
Lavador de pratos 3 vagas
Marceneiro 1 vaga
Mecânico de auto 1 vaga
Mecânico de manutenção de ar condicionado 1 vaga
Mecânico de manutenção industrial 2 vagas
Mestre de obras 1 vaga
Modelista 1 vaga
Motoboy 3 vagas
Motorista entregador 2 vagas
Operador caixa 5 vagas
Operador de telemarketing 30 vagas
Orientador de trafego 2 vagas
Padeiro 2 vagas
Porteiro 3 vagas
Promotor de vendas 2 vagas
Recepcionista atendente 3 vagas
Repositor de mercadorias 10 vagas
Revisor de costura / jeans 1 vaga
Salgadeiro 2 vagas
Serralheiro 1 vaga
Servente de obras 5 vagas
Serviços gerais 5 vagas
Supervisor de costura 2 vagas
Sushiman 2 vagas
Técnico de ar condicionado 1 vaga
Vendedor interno 20 vagas
Zelador 5 vagas
PESSOA COM DEFICIÊNCIA
(85) 3101.2775
Auxiliar de limpeza 12 vagas
Auxiliar de linha de produção 15 vagas
Auxiliar administrativo 8 vagas
Ajudante de farmácia 4 vagas
Ajudante de laboratório 3 vagas
Cobrador 14 vagas
Empacotador 6 vagas
Estoquista 5 vagas
Fiscal rodoviário 3 vagas
Jardineiro 1 vaga
Lavador de ônibus 3 vagas
Lavador de pratos 3 vagas
Operador de caixa 4 vagas
Operador de supermercado 10 vagas
Orientador de trafego 4 vagas
Porteiro 2 vagas
Recepcionista 6 vagas
Zelador 4 vagas
AQUIRAZ
(85) 3101.2822
Auxiliar de linha de produção 1 vaga
Auxiliar de cozinha 1 vaga
Auxiliar de linha de produção 1 vaga
Cortador de pedras 1 vaga
Cozinheiro geral 2 vaga
Estoquista 1 vaga
Garçom 1 vaga
Montador de móveis de madeira 1 vaga
Motoboy 1 vaga
Operador de caixa 1 vaga
Pizzaiolo 1 vaga
Recepcionista secretária 1 vaga
Saladeiro 1 vaga
Vendedor interno 1 vaga
Vendedor pracista 1 vaga
BATURITÉ
(85) 3347.4240
Auxiliar de cozinha 1 vaga
Churrasqueiro 1 vaga
Costureira de maquinas industriais 3 vagas
Costureira geral 3 vagas
Cozinheiro geral 1 vaga
Empregado doméstico 1 vaga
Pedreiro 10 vagas
Vendedor de consórcio 4 vagas
Vendedor interno 1 vaga
Vendedor pracista 1 vaga
CRATEÚS
(88) 3692.3522
Acompanhante de idosos 2 vagas
Atendente de balcão 1 vaga
Auxiliar de contabilidade 1 vaga
Auxiliar de escritório 1 vaga
Auxiliar de limpeza 1 vaga
Babá 2 vagas
Caseiro 1 vaga
Costureira, em geral 10 vagas
Cuidador de idosos 1 vaga
Empregada doméstica nos serviços gerais 6 vagas
Faxineiro do serviço doméstico 1 vaga
Garçom 2 vagas
Manicure 8 vagas
Montador de móveis 1 vaga
Operador de caixa 2 vagas
Panfleteiro 3 vagas
Promotor de vendas 3 vagas
Soldador elétrico 2 vagas
Supervisor de vendas 1 vaga
Vendedor interno 2 vagas
Vendedor porta a porta 15 vagas
Vendedor pracista 6 vagas
CAUCAIA
(85) 3101.3378
Açougueiro 1 vaga
Auxiliar de linha de produção 2 vagas
Auxiliar de manutenção de edifícios 1 vaga
Borracheiro 1 vaga
Camareira 1 vaga
Chapeiro 1 vaga
Churrasqueiro 2 vagas
Copeiro 3 vagas
Costureira de máquina industrial 2 vagas
Eletricista (autos) 1 vaga
Encarregado de expedição 2 vagas
Encarregado de setor de borracharia 1 vaga
Faturista 2 vagas
Mecânico de equipamentos industriais 2 vagas
Mecânico de manutenção de máquina industrial 1 vaga
Mecânico de manutenção de máquinas de costura 1 vaga
Montador de andaimes (edificações) 5 vagas
Motorista entregador (CNH D) 1 vaga
Operador de caldeira 1 vaga
Operador de carga e descarga 1 vaga
Operador de injetora de plástico 1 vaga
Operador de maçarico 5 vagas
Pintor, a pistola 1 vaga
Pizzaiolo 2 vagas
Promotor de vendas 1 vaga
Recepcionista atendente 1 vaga
Repositor de mercadorias 1 vaga
Revisor de tecidos acabados 3 vagas
Salsicheiro 2 vagas
Soldador 5 vagas
Torneiro mecânico 1 vaga
Vendedor pracista 4 vagas
Vigia noturno 1 vaga
EUSÉBIO
(85) 3101.2136
Ajudante de padeiro 1 vaga
Auxiliar de contabilidade 1 vaga
Auxiliar de linha de produção 11 vagas
Auxiliar de produção 1 vaga
Copeiro 1 vaga
Costureira em geral 1 vaga
Desenhista gráfico 1 vaga
Mecânico eletricista de automóveis 1 vaga
Montador de estruturas metálicas 1 vaga
Motoboy 1 vaga
Motorista de caminhão (D) 1 vaga
Operador de laminador 1 vaga
Porteiro 1 vaga
Torneiro mecânico 1 vaga
Torneiro repuxador 1 vaga
Vendedor pracista 1 vaga
HORIZONTE
(85) 3336.6161
Auxiliar de linha de produção 20 vaga
Assistente administrativo 1 vaga
Auxiliar de linha de produção 5 vagas
Auxiliar de cozinha 1 vaga
Auxiliar de limpeza/ serviços gerais 5 vaga
Bombeiro hidráulico 2 vagas
Costureiros 10 vaga
Carpinteiro 1 vaga
Cortador de roupas 1 vaga
Cobrador externo 2 vaga
Chefe no serviço de limpeza 1 vaga
Eletricista auxiliar 1 vaga
Eletricista predial 1 vaga
Garçom 1 vaga
Inspetor de solda 1 vaga
Jardineiro 1 vaga
Manobrista 1 vaga
Mecânico de empilhadeira 1 vaga
Motorista de caminhão MUCK 1 vaga
Pintor de paredes 2 vagas
Porteiro 1 vaga
Soldador 1 vaga
Supervisor de vendas 1 vaga
Técnico de utilidades 1 vaga
Vendedor interno 1 vaga
Vendedor de consorcio 1 vaga
Vendedor porta a porta 2 vagas
Vendedor externo (hab. A) 2 vagas
MARACANAÚ
(85) 3101.3031
Ajudante de montador de estruturas metálicas 2 vagas
Analista de contabilidade 1 vaga
Analista financeiro 1 vaga
Assistente de contabilidade 1 vaga
Assistente de PCP 1 vaga
Auxiliar produção 3 vagas
Auxiliar administrativo 3 vagas
Auxiliar de almoxarifado 6 vagas
Auxiliar de cozinha 2 vagas
Auxiliar de eletricista 2 vagas
Auxiliar de escritório 2 vagas
Auxiliar de escrituração fiscal 1 vaga
Auxiliar de expedição 1 vaga
Auxiliar de faturamento 1 vaga
Auxiliar de linha de produção 43 vagas
Bombeiro civil 3 vagas
Carpinteiro 11 vagas
Carregador e descarregador de caminhões 10 vagas
Conferente de mercadorias 4 vagas
Costureira, confecções em série 17 vagas
Costureiro confecção em série 2 vagas
Cozinheiro em geral 1 vaga
Eletricista de instalações 3 vagas
Eletricista de manutenção industrial 4 vagas
Eletrotécnico 2 vagas
Encanador industrial 1 vaga
Ferreiro 10 vagas
Fiscal de loja 3 vagas
Mecânico de manutenção industrial 2 vagas
Montador de estruturas de concretos/metálicas 3 vagas
Motorista de caminhão 2 vagas
Operador de injetora de plásticos 1 vaga
Operador de empilhadeira 4 vagas
Operador de ETA 1 vaga
Operador de injetora de plástico 1 vaga
Operador de lavanderia 1 vaga
Operador de pá mecânica 1 vaga
Pedreiro 3 vagas
Pedreiro, em geral 5 vagas
Pintor industrial 3 vagas
Porteiro 9 vagas
Programador de controle de produção 1 vaga
Promotor de vendas 3 vagas
Serralheiro 1 vaga
Servente de obras 36 vagas
Soldador 3 vagas
Supervisor de produção 6 vagas
Técnico de edificações 1 vaga
Técnico do meio ambiente 1 vaga
Torneiro mecânico 3 vagas
Vendedor interno 22 vagas
Vendedor pracista 10 vagas
Zelador 5 vagas
MARANGUAPE
(85) 3101.2813
Açougueiro 1 vaga
Ajudante de funeral 1 vaga
Auxiliar de linha de produção 50 vagas
Bombeiro hidráulico 1 vaga
Capataz 5 vagas
Cobrador de transporte coletivo 3 vagas
Contra mestre 1 vaga
Consultor de vendas 1 vaga
Costureira geral 10 vagas
Cozinheiro 1 vaga
Montador de estruturas metálicas 5 vagas
Operador de máquinas 4 vagas
Pilotista 1 vaga
Pedreiro 5 vagas
Promotor de vendas 2 vagas
Supervisor de corte 1 vaga
Supervisor de produção 1 vaga
Vendedor externo 5 vagas
SÃO GONÇALO DO AMARANTE/PECÉM
(85) 3315.1375 / 3315.4504
Agente de estação portuária 1 vaga
Auxiliar de administração 1 vaga
Auxiliar de cozinha 2 vagas
Auxiliar de linha de produção 10 vagas
Cortador de ferro 5 vagas
Garçom 1 vaga
Montador de estacas 1 vaga
Motorista de caminhão 1 vaga
Sinaleiro 1 vaga
Vendedor interno 1 vaga
Zelador 1 vaga
JUAZEIRO DO NORTE
(88) 3102.1110
Arte-finalista 1 vaga
Assistente administrativo 1 vaga
Auxiliares administrativos e de escritórios 2 vagas
Alinhador de pneus 1 vaga
Alinhador de rodas 1 vaga
Auxiliar de contabilidade 1 vaga
Auxiliar de laboratório de análises clínicas 1 vaga
Auxiliar de laboratório de análises físico-químicas 1 vaga
Auxiliar de pizzaiolo 1 vaga
Babá 1 vaga
Bombeiro hidráulico 1 vaga
Borracheiro 1 vaga
Cabeleireiro escovista 5 vagas
Conferente de mercadoria 1 vaga
Consultor de vendas 9 vagas
Copeiro 1 vaga
Cortador, a mão 2 vagas
Cortador de roupas 1 vaga
Costureiro de calçados a máquina 5 vagas
Costureiro, a máquina na confecção em série 6 vagas
Cozinheiro do serviço doméstico 1 vaga
Desenhista industrial de produto 1 vaga
Desenhista industrial gráfico 1 vaga
Empregado doméstico nos serviços gerais 2 vagas
Eletricista de instalações de prédios 2 vagas
Estoquista 2 vagas
Gerente de logística 1 vaga
Inspetor de qualidade 1 vaga
Jardineiro 1 vaga
Operador de carga e descarga 2 vagas
Operador de caixa 3 vagas
Passador de roupas, à mão 1 vaga
Mecânico de equipamentos industriais 2 vagas
Mecânico de manutenção de máquina industrial 1 vaga
Montador de veículos automotores 1 vaga
Motorista de caminhão-guincho leve 1 vaga
Manicure 5 vagas
Operador de injetora de plástico 9 vagas
Pedreiro 5 vagas
Preparador de calçados 1 vaga
Representante comercial autônomo 1 vaga
Serigrafista 5 vagas
Servente de obras 5 vagas
Soldador 4 vagas
Técnico de edificações 1 vaga
Técnico de enfermagem 6 vagas
Técnico em segurança do trabalho 1 vaga
Vendedor pracista 24 vagas
LIMOEIRO DO NORTE
(88) 3423.6960
Agente de microcrédito 1 vaga
Ajudante de padeiro 1 vaga
Auxiliar técnico de controle de qualidade 1 vaga
Borracheiro 9 vagas
Costureira 1 vaga
Comprador 1 vaga
Carpinteiro 20 vagas
Eletricista de manutenção 15 vagas
Eletricista de máquinas e veículos 5 vagas
Eletricista de máquina e equip. pesados 8 vagas
Engenheiro de segurança no trabalho 1 vaga
Funileiro 10 vagas
Mecânico industrial 19 vagas
Marinheiro MFC 8 vagas
Mestre de draga 3 vagas
Motorista 4 vagas
Motorista de caminhão 1 vaga
Oficial especializado em montagem 61 vagas
Operador de draga 3 vagas
Pedreiro 153 vagas
Representante comercial autônomo 1 vaga
Soldador de armação 10 vagas
Soldador de manutenção 1 vaga
Técnico de sistema de automação industrial 1 vaga
Torneiro mecânico 3 vagas
Vendedor de comercio varejista 1 vaga
IGUATU
(88) 3581.9453
Auxiliar de produção 1 vaga
Carregador e descarregador 1 vaga
Costureira industrial 1 vaga
Empregado doméstico 1 vaga
Modelista/pilotista 1 vaga
Oficial de serviços gerais 1 vaga
Padeiro 1 vaga
Servente de obras 1 vaga
Vendedor de planos de saúde 1 vaga
Vendedor pracista 1 vaga
SOBRAL
(88) 3677.4274
Alinhador de direção 1 vaga
Analista de logística de transporte 1 vaga
Aplicador de serigráfico em vidros 1 vaga
Atendente de lanchonete 1 vaga
Auxiliar de linha de produção 10 vagas
Avaliador físico 1 vaga
Babá 1 vaga
Barman 1 vaga
Cobrador externo 1 vaga
Confeiteiro 1 vaga
Consultor de vendas 1 vaga
Costureiro de calçados a máquina 1 vaga
Digitador 1 vaga
Empregado domestico nos serviços gerais 5 vagas
Esteticista corporal 1 vaga
Fiscal de loja 1 vaga
Garçom 2 vagas
Jardineiro 1 vaga
Lavador de veículos 1 vaga
Manicure 2 vagas
Montador de moveis de madeira 1 vaga
Motorista entregador 1 vaga
Motoboy 1 vaga
Operador de pá carregadeira 1 vaga
Operador de caixa 1 vaga
Panfleteiro 1 vaga
Pizzaiolo 1 vaga
Promotor de vendas 1 vaga
Recepcionista atendente 2 vagas
Técnico em eletrônica 1 vaga
Técnico de manutenção eletrônica 1 vaga
Vendedor interno 1 vaga
Vendedor pracista 4 vaga
Vigia 1 vaga
CAMOCIM
(88) 3621.6487
Balconista de farmácia 1 vaga
Camareira 1 vaga
Cozinheiro de restaurante 1 vaga
Digitador 1 vaga
Salgadeira 1 vaga
Vendedor interno 1 vaga
Vendedor porta em porta 1 vaga
Nenhum comentário:
Postar um comentário