ESTOU NO INSTAGRAM: @radialistadeneslima

quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Massa anuncia que não vai correr pela Ferrari em 2014



Massa não vai mais correr pela Ferrari
Foto: Alexander Klein / AFP
Massa não vai mais correr pela Ferrari Alexander Klein / AFP
RIO - Vice-campeão mundial pela Ferrari em 2008 e atual sétimo colocado no Mundial de Fórmula-1 deste ano, Felipe Massa não vai mais competir pela escuderia a partir de 2014, deixando vago o cockpit para o retorno a Maranello de Kimi Raikkonen. Piloto da Lotus, o finlandês se tornou em 2007 único campeão pela Ferrari, após Michael Schumacher.

Massa anunciou o desligamento ontem, pelas redes sociais. Os rumores mais fortes dão conta de um troca-troca entre ele e Raikkonen, com o brasileiro trocando o vermelho Ferrari pelo preto e dourado da Lotus. Entretanto, caso isso não ocorra e Massa fique sem emprego, o Brasil não terá um piloto sequer na F-1. Na atual temporada, há apenas um brasileiro, o que não ocorria desde 1978, com Emerson Fittipaldi. Em 1969, foi a última vez em que o país não teve representante. Em 1970, Emerson ingressou na F-1 e, desde então, sempre houve ao menos um brasileiro. Levando-se em conta que Bernie Ecclestone já afirmou que precisa ter sempre um piloto do Brasil, é provável que Massa consiga equipe competitiva, e que Luiz Razia e Felipe Nasr, este da GP2, possam ter chances.

Massa permanecerá na Ferrari até o último GP deste ano, no Brasil, a 24 de novembro. "Não vou mais correr pela Ferrari a partir de 2014! Gostaria de agradecer pela amizade, vitórias e um lindo momento com a Ferrari. A ajuda da minha esposa, da minha família e de todos os meus fãs. Toda a ajuda dos meus patrocinadores! Vou com tudo para as últimas sete corridas como piloto da Ferrari", escreveu."A partir de agora, quero achar uma equipe que me dê um carro competitivo para conseguir mais vitórias e vencer um campeonato, que é o meu sonho!! Um beijo a todos!"

Além da Lotus, correm na F-1 informações de que Massa também poderia interessar à Sauber, pela qual já pilotou entre 2002 e 2005 e que tem cooperação técnica com a Ferrari. Na Ferrari desde 2006, Massa viveu seu melhor ano na escuderia em 2008, quando acabou perdendo o título mundial para o inglês Lewis Hamilton, da McLaren, por um ponto, no GP do Brasil, em Interlagos. O brasileiro ganhou a prova, como necessitava, mas depois que cruzou a linha de chegada, Hamilton ultrapassou Timo Glock e terminou na quinta posição, suficiente para que o inglês, à época na McLaren, ganhasse o título. Aquela foi a última vitória de Massa.

Em 2009, no treino para o GP da Hungria, Massa viveu o pior momento de sua carreira. Foi atingido na cabeça por uma peça que voara de uma roda do carro de Rubens Barrichello. Ficou internado e voltou a correr em 2010, quando ficou com o moral abalado ao ter de cumprir ordens dos boxes para deixar passar o companheiro Fernando Alonso, que lutava pelo título. Nos últimos Mundiais, Massa nem de longe lembrava o piloto arrojado e veloz de 2008, mas parecia conformado em apoiar o espanhol. Sua saída já vinha sendo comentada, apesar de Alonso vê-lo como escudeiro.

Aos 33 anos, Raikkonen tem milhares de fãs ferraristas, em especial devido ao título de 2007. Resta saber como seria o relacionamento entre ele e Alonso, que exige que a equipe o privilegie. Se isso acontecia com Massa, será diferente com o finlandês, dono de algo que o espanhol não tem: um título pela Ferrari. Massa deixa Maranello com o maior jejum de vitórias de um piloto d escuderia, sem ganhar uma prova desde o GP do Brasil de 2008, há 79 corridas. A Ferrari quebra uma sequência de 14 temporadas seguidas com brasileiros: primeiro Rubens Barrichello e depois, Massa.
Na equipe italiana há sete anos
O brasileiro chegou à Ferrari em 2006. Em oito anos, disputou 132 provas, conseguindo 11 vitórias e 36 pódios. No período, conquistou 744 pontos e esteve a uma curva de conquistar o título mundial em 2008, quando Lewis Hamilton passou Timo Glock na reta final da prova em Interlagos e venceu o mundial com um ponto de vantagem sobre o piloto.

Massa é o segundo piloto com mais corridas na história da Ferrari, atrás apenas de Michael Schumacher, o alemão que conquistou cinco dos seus sete títulos pela escuderia. Seu desempenho nas últimas temporadas, no entanto, não vinha agradando e o brasileiro sempre conviveu com rumores de que deixaria a equipe.
O futuro de Massa ainda está indefinido. A vaga de Daniel Ricciardo na Toro Rosso será ocupada por um piloto do programa de desenvolvimento de jovens talentos da RBR. Sobraria um cockpit na Lotus, caso Raikkonen deixe a equipe, ou na Sauber, se Hulkenberg deixar a escuderia.

Faltam sete provas para o fim da temporada. O próximo GP será no dia 22, em Cingapura. Depois, a F-1 vai para Coreia do Sul, Japão, Índia, Emirados Árabes, Estados Unidos e encerra o ano no Brasil no dia 24 de novembro.

O GLOBO

Saiba cuidados para não ser vítima de crimes virtuais

Seguranca na rede
Especialistas em segurança na rede ouvidos pelo Tribuna do Ceará dão dicas para o usuário comum proteger sua segurança na internet (Foto: Divulgação)
Pense rápido: se você recebesse um e-mail revelando que o marido, esposa ou namorado(a) está te traindo, com a promessa de uma foto comprometedora em anexo, abriria a mensagem ou a apagaria? Caso sua opção seja a primeira, cuidado: você é um alvo em potencial para crimes virtuais. O alerta, atualíssimo hoje em dia, vem de especialistas em segurança de rede. O segredo, segundo eles, é ser menos curioso sobre a vida alheia. Difícil, mas necessário.
“80% dos problemas de segurança virtual são fruto de nossa culpa, da nossa curiosidade, e 20% da tecnologia falha. As pessoas recebem um e-mail dizendo: ‘Olha só o que eu tenho pra te mostrar’. Ao clicar, pronto: seu computador está infectado”, explica André Luiz Moura dos Santos, doutor em Segurança da Informação e professor da Universidade Estadual do Ceará (Uece). Um programa se instala e permite, por exemplo, o uso à distância do computador.
Parece ficção científica, mas é uma realidade que já ameaça a todos. Se até a presidente Dilma Rousseff é alvo de espionagem dos Estados Unidos em seus passos na rede, imagine um cidadão comum. Em geral, o computador infectado é acessado remotamente para roubo de dados, bancários ou estratégicos, ou para prejuízo a terceiros com seu uso para ataques em massa a sites ou servidores. “Isso é mais comum do que se imagina”, garante André Luiz.
Com tantas correspondências trocadas diariamente, é natural o descuido quanto ao clique em alguma mensagem. Mas há como se precaver. Mudar todas as senhas periodicamente é o básico do básico. E a existência de um programa antivírus atualizado é essencial. É ele quem detectará a possibilidade de que um computador estranho acesse sua máquina através de um programa malicioso. Mas, em alguns casos, nem é preciso fazer o download para ser ameaçado.
Dilma-Obama
Dilma Rousseff teve seus passos na internet seguidos por agência de espionagem dos EUA (Foto: Divulgação)

Se seu e-mail recebe muito lixo, algumas mensagens são supostamente de bancos, inclusive dos quais você nem é correntista. Abri-las é um perigo. No e-mail, há o link que encaminhará para um site que roubará os dados bancários. “E-mail de quem você não conhece precisa ser apagado imediatamente”, avisa Wendell Rodrigues, doutor em Informática e professor dos cursos de Engenharia da Computação e de Telecomunicações do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) em Fortaleza.
E-mails também costumam ser alvo de mensagens suspeitas de destinatários conhecidos com convites para acesso a uma determinada rede social, site ou programa. No caso, os computadores dos amigos ou parentes foram infectados por programas que assumiram o comando da máquina, em busca de novas vítimas. Juntos numa rede, eles são capazes de derrubar sites e servidores.
Em abril deste ano, o deputado estadual Eudes Xavier (PT) denunciou que o governador Cid Gomes (PSB) teria contratado uma empresa de investigação internacional para seguir os passos de Roberto Pessoa (PR), adversário político e ex-prefeito de Maracanaú. Por ironia, a suposta espionagem teria base em outra espionagem. Cid Gomes justificou que os e-mails foram acessados indevidamente e as mensagens forjadas, para prejudicá-lo.
Cid-Gomes-perfil
Em abril, Cid Gomes disse que teve seu e-mail acessado indevidamente e mensagens forjadas para prejudicá-lo politicamente, com uma suposta espionagem contra adversários (Foto: Divulgação)
Por tudo isso, há quem se cerque de todos os cuidados ao acessar o internet banking. Cidcley Teixeira, doutor em Computação Distribuída e professor da Uece, não utiliza o serviço através do sistema operacional mais tradicional em todo o mundo. Ao invés do Windows, a opção é pelo Linux, software de código aberto que permite a programadores fazer adaptações nele. “Me sinto mais seguro dessa forma”, explica.
Com pessoas que movimentem muito dinheiro via internet banking ou que possuem informações confidenciais, tornou-se importante a segurança na rede. A assessoria especializada é um caminho. “Na Uece temos um grupo que já fez trabalhos para o Bradesco e o Banco Central americano”, aponta André Luiz. “Hoje, ter ou obter informação é vantagem competitiva”.
Em geral, a espionagem possui foco comercial, político ou estratégico, mas o usuário comum também está no alvo. Às vezes, inclusive, por um engano. Uma família americana teve a casa vasculhada por agentes antiterrorismo, em agosto, porque um computador foi usado para pesquisas por mochila, panela de pressão e bomba. Na realidade, era um homem querendo comprar uma mochila, a esposa atrás de panela de pressão e o filho curioso após o ataque terrorista de Boston. Situações inusitadas como essa não faltam.
Como o caso da mulher que telefonou para a empresa de internet relatando que sua gaveta de DVD abria e fechava sozinha. “Aconteceu num provedor onde trabalhei. Possivelmente era um invasor que estava fazendo aquilo pra brincar”, ri Wendell. “Para uma mulher, não tem como não abrir um e-mail que fala sobre amante”, constata. Para que você não seja surpreendido com algo sobrenatural, vale controlar a curiosidade. Até mesmo com o fantasma da traição.



Bancários se reúnem para decidir sobre greve nesta quinta-feira

Trabalhadores dos bancos públicos e privados listam reivindicações da categoria, que deve paralisar os serviços no dia 19 de setembro

Sindicato dos Bancários deve deflagrar greve dia 19 de setembro (Foto; Divulgação)
Sindicato dos Bancários deve deflagrar greve dia 19 de setembro (Foto; Divulgação)

Os bancários de instituições públicas e privadas do estado devem se reunir nesta quinta-feira (12), em  assembleia na sede do Sindicato dos Bancários do Ceará, para rejeição da proposta da Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) e definição da greve por tempo indeterminado, a partir do dia 19 de setembro.

No dia 18, os bancários voltam a se reunir em assembleia organizativa. “A proposta dos bancos é uma provocação, um total desrespeito aos bancários. Só uma forte mobilização da categoria fará os bancos respeitarem os trabalhadores e melhorarem a proposta”, afirma Carlos Eduardo Bezerra, presidente do Sindicato.

Confira as reivindicações dos trabalhadores:
  • Reajuste salarial de 11,93% (5% de aumento real mais inflação projetada de 6,6%) > PLR: três salários mais R$ 5.553,15.
  • Piso: R$ 2.860,21 (salário mínimo do Dieese)
  • Auxílios alimentação, refeição, 13ª cesta e auxílio-creche/babá: R$
  • R$ 678 ao mês para cada (salário mínimo nacional)
  • Melhores condições de trabalho, com o fim das metas abusivas e do assédio moral que adoece os bancários
  • Emprego: fim das demissões, mais contratações, aumento da inclusão bancária, combate às terceirizações, especialmente ao PL 4330, que regulariza a terceirização
  • Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) para todos os bancários
  • Auxílio-educação: pagamento para graduação e pós-graduação
  • Prevenção contra assaltos e sequestros, com o fim da guarda das chaves de cofres e agências por bancários
  • Igualdade de oportunidades para bancários, com a contratação de pelo menos 20% de negros e negras
Confira as propostas feitas pela Fenaban:
  • Reajuste – 6,1% (previsão da inflação pelo INPC) sobre salários, pisos e todas as verbas salariais (auxílio-refeição, cesta-alimentação, auxílio-creche/babá etc.)
  • PLR – 90% do salário mais valor fixo de R$ 1.633,94, limitado a R$ 8.927,61 (o que significa reajuste de 6,1% sobre os valores da PLR do ano passado)
  • Parcela adicional da PLR – 2% do lucro líquido dividido linearmente a todos os bancários, limitado a R$ 3.267,88
  • Adiantamento emergencial – Não devolução do adiantamento emergencial de salário para os afastados que recebem alta do INSS e são considerados inaptos pelo médico do trabalho em caso de recurso administrativo não aceito pelo INSS
  • Prevenção de conflitos no ambiente de trabalho – Redução do prazo de 60 para 45 dias para resposta dos bancos às denúncias encaminhadas pelos sindicatos, além de reunião específica com a Fenaban para discutir aprimoramento do programa
  • Adoecimento de bancários – Constituição de grupo de trabalho, com nível político e técnico, para analisar as causas dos afastamentos
  • Inovações tecnológicas – Realização, em data a ser definida, de um Seminário sobre Tendências da Tecnologia no Cenário Bancário Mundial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário