Radialista Denes Lima

A Voz do Sertão! O Portal da Informação!

CONTATO/REDAÇÃO: (88) 9.9934-9091

Para sugestões de matérias, denúncias, etc.

RAQUEL FREITAS NUTRICIONISTA

RAQUEL FREITAS NUTRICIONISTA
ESPAÇO NUTRINDO VIDAS EM NOVA RUSSAS

Ceará registra mais de 1.400 homicídios até abril


Pelo terceiro mês consecutivo, o Estado conseguiu reduzir o número de Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLI). No entanto, as estatísticas ainda são alarmantes. No mês de abril, comparado ao mesmo período do ano passado, a redução foi de 4,9% em todo o Estado, com 328 mortes contra 345 em 2014.  De janeiro a abril de 2015, foram registrados 1.418 óbitos, enquanto ano passado contabilizou 1.599. Os dados foram apresentados na manhã de ontem, durante reunião de monitoramento, na Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), pelo titular da pasta, Delci Teixeira, e o governador Camilo Santana.

Em Fortaleza, a queda foi de 17, 10%, vitimando 126 pessoas, 26 a menos que em 2014. Em seguida, a Região Metropolitana com 8,6%. Já no interior Sul e Norte, houve um aumento de 2,66% e 27,8%, respectivamente. As estatísticas compreendem os crimes de homicídios, lesão corporal, seguida de morte, e latrocínio. O governador Camilo Santana avalia que “em quatro meses tivemos uma redução de aproximadamente 12%, quase o dobro da meta que é reduzir 6% ao ano”.

Ainda conforme o gestor, os números só não foram melhores devido à chacina ocorrida em Sobral, entre os dias 14 e 15 de abril, onde houve o assassinato de seis pessoas.
“O trabalho de segurança pública é um trabalho contínuo, diário e permanente de monitoramento, de planejamento e de organização. É o que estamos procurando fazer”, salientou Camilo. O titular da SSPDS acredita que este ano os números de crimes violentos serão reduzidos consideravelmente. “Até o final do ano, teremos uma redução considerável. O início do trabalho foi difícil. Em janeiro as estatísticas não foram boas, recuperamos a partir de fevereiro e temos que reconhecer que o mês de abril não foi tão bom assim”, ponderou Teixeira.

Conforme os dados da SSPDS, o Estado registrou a redução de 11,31% durante janeiro, fevereiro, março e abril deste ano. A expectativa, segundo Teixeira, é chegar ao final do ano em torno de 15%. “Nossa meta é de reduzir 6% ao ano, mas a população do Ceará merece mais ainda do que estamos pensando”, afirmou o secretário.

Reforço no interior

De acordo com Camilo Santana, estão sendo implantadas ações no interior do Estado para suprir a demanda de segurança pública. Uma delas é a formação de cerca de 18 equipes do Raio para atuar na Região do Cariri, até outubro deste ano. Outra ação é implantar, até janeiro de 2016, um Batalhão de Policiamento Ostensivo em Quixadá. “São novas ações que estamos planejando, além do Batalhão de Divisas e da reestruturação do Ronda, que está em processo de organização”, destacou Camilo, que anunciou, ainda, a instituição do projeto Ceará Pacífico. “Estamos no processo final de organização dessa política que vai integrar várias áreas do governo e outros setores como Judiciário, Legislativo e sociedade”, disse.
Delci Teixeira informou, também, que até julho, uma base do Ciopaer será instalada em Juazeiro do Norte com aeronave fixa na região. “Além disso, já fizemos o processo seletivo e estamos no curso para as pessoas que irão compor o Raio, que são 78 homens. Vários já foram cortados no curso, o que nos preocupa, por ser um curso perigoso com motos”, informou o secretário. Conforme ele, o mesmo será feito em Sobral, a partir do segundo semestre.

Lei de Promoções

Segundo o governador informou, a Lei de Promoções da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros será votada, hoje, na Assembleia Legislativa. “Essa é uma reivindicação antiga da categoria, que além de valorizar os bons policiais, vai permitir que não haja mais gargalos nem limitação  na promoção dos policiais. Isso estimula e incentiva a cumprir seu papel”, defendeu Camilo.