quinta-feira, 21 de março de 2019

Nível de aprendizado no 5º ano cresce em 10 anos, mas tem nível crítico no Ensino Médio




Uma pesquisa do Movimento Todos Pela Educação, com base nos dados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), apontou que em dez anos a aprendizagem em português e matemática segue estagnado no final do Ensino Médio. 

No Ensino Fundamental, no 5º ano, entretanto, há avanços consistentes.

Em entrevista, o gerente de políticas educacionais do Movimento Todos Pela Educação, Gabriel Corrêa, explicou que o levantamento calcula o percentual de jovens que chega ao fim de cada etapa do ensino com o conhecimento adequado.

“Vemos patamares críticos de aprendizagem quando comparamos com países desenvolvidos. É um problema nacional, envolve todo o País”, disse. 

Para Corrêa, o problema deve se resolver com trabalho conjunto entre governantes e com maiores incentivos à formação de professores.

Para ele, o “Governo federal, por mais que não tenha rede de ensino, tem o papel fundamental de políticas públicas para apoiar Estados e municípios”.

Dados da pesquisa

Entre 2007 e 2017, o percentual de estudantes com aprendizagem adequada no 5º ano do Ensino Fundamental dobrou em língua portuguesa, de 27,9% para 60,7%; já em matemática, subiu de 23,7% para 48,9%.

Já na aprendizagem no 9º ano, a evolução se mostrou mais lenta. O percentual de alunos com aprendizado adequado no período foi de 20,5% para 39,5% em língua portuguesa, e em matemática subiu de 14,3% para 21,5%.

O cenário mais crítico encontra-se no fim do Ensino Médio. O percentual de estudantes com aprendizagem adequada em língua portuguesa subiu de 24,5% em 2007 para 29,1% em 2017. já em matemática o índice caiu em 10 anos de 9,8% para 9,1%.

Jovem Pan

DROGARIA VITÓRIA

DROGARIA VITÓRIA
DROGARIA VITÓRIA - SAÚDE FEITA PARA VOCÊ EM NOVA RUSSAS E LAGOA DE Sto. ANTÔNIO - ARARENDÁ

JD MOTOS EM NOVA RUSSAS

JD MOTOS EM NOVA RUSSAS
SOLUÇÃO EM MOTO PEÇAS, PREÇO JUSTO DE VERDADE! EM FRENTE A VILA DR. ALÍPIO - PRÓXIMO A PONTE DA RUA DO FÓRUM

CURIOSA MODA ÍNTIMA & ACESSÓRIOS

CURIOSA MODA ÍNTIMA & ACESSÓRIOS
CENTRO DE NOVA RUSSAS

O MELHOR PROFISSIONAL EM SEGURANÇA ELETRÔNICA DO BRASIL

O MELHOR PROFISSIONAL EM SEGURANÇA ELETRÔNICA DO BRASIL
ATENDENDO EM NOVA RUSSAS E REGIÃO

PUBLICIDADE

TOTAL DE VISUALIZAÇÕES DE PÁGINA

PESQUISE MATÉRIAS DE SEU INTERESSE NESTE BLOG

Postagens populares

TRADUTOR

RADIALISTA DENES LIMA. Tecnologia do Blogger.