Uma pesquisa do Movimento Todos Pela Educação, com base nos dados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), apontou que em dez anos a aprendizagem em português e matemática segue estagnado no final do Ensino Médio.
No Ensino Fundamental, no 5º ano, entretanto, há avanços consistentes.
Em entrevista, o gerente de políticas educacionais do Movimento Todos Pela Educação, Gabriel Corrêa, explicou que o levantamento calcula o percentual de jovens que chega ao fim de cada etapa do ensino com o conhecimento adequado.
“Vemos patamares críticos de aprendizagem quando comparamos com países desenvolvidos. É um problema nacional, envolve todo o País”, disse.
Para Corrêa, o problema deve se resolver com trabalho conjunto entre governantes e com maiores incentivos à formação de professores.
Para ele, o “Governo federal, por mais que não tenha rede de ensino, tem o papel fundamental de políticas públicas para apoiar Estados e municípios”.
Dados da pesquisa
Entre 2007 e 2017, o percentual de estudantes com aprendizagem adequada no 5º ano do Ensino Fundamental dobrou em língua portuguesa, de 27,9% para 60,7%; já em matemática, subiu de 23,7% para 48,9%.
Já na aprendizagem no 9º ano, a evolução se mostrou mais lenta. O percentual de alunos com aprendizado adequado no período foi de 20,5% para 39,5% em língua portuguesa, e em matemática subiu de 14,3% para 21,5%.
O cenário mais crítico encontra-se no fim do Ensino Médio. O percentual de estudantes com aprendizagem adequada em língua portuguesa subiu de 24,5% em 2007 para 29,1% em 2017. já em matemática o índice caiu em 10 anos de 9,8% para 9,1%.
Jovem Pan
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