Radialista Denes Lima

A Voz do Sertão! O Portal da Informação!

CONTATO/REDAÇÃO: (88) 9.9934-9091

Para sugestões de matérias, denúncias, etc.

RAQUEL FREITAS NUTRICIONISTA

RAQUEL FREITAS NUTRICIONISTA
ESPAÇO NUTRINDO VIDAS EM NOVA RUSSAS

Anvisa: replicação de adenovírus na Sputnik V é comprovada em documentos

Anvisa: replicação de adenovírus na Sputnik V é comprovada em documentos

O presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Antônio Barra Torres, fez um pronunciamento por meio das redes sociais do órgão questionando críticas feitas pelos laboratórios e instituições responsáveis pelo desenvolvimento da vacina Sputnik V.

O pedido de importação de 66 milhões de doses do imunizante foi negado na segunda-feira (26). 

A Anvisa apontou uma série de problemas, entre eles, a presença ou não de adenovírus com capacidade de replicação no corpo dos pacientes que receberem doses da vacina.

Hoje pela manhã, a conta oficial dos responsáveis pela vacina no Twitter comunicou a intenção de judicializar a análise feita pela agência brasileira. 

“Após a admissão do regulador brasileiro Anvisa de que não testou a vacina Sputnik V, a Sputnik V está iniciando um processo judicial de difamação no Brasil contra a Anvisa por espalhar informações falsas e imprecisas intencionalmente”, diz a mensagem.

No pronunciamento, a Anvisa buscou rebater o argumento da Sputnik V e reforçar a análise realizada por sua equipe técnica, bem como a decisão de negativa da importação. 

O presidente da agência e o gerente-geral de Medicamentos do órgão, Gustavo Mendes, disseram que a informação da presença de adenovírus com capacidade de replicação foi admitida nos documentos entregues pelo laboratório.

“A Anvisa foi acusada de mentir, de atuar de maneira antiética e de produzir fake news sobre a identificação do adenovírus replicante em documentos que tratam da vacina Sputnik V. As informações sobre a presença de adenovírus replicantes constam dos documentos entregues à Anvisa pelo desenvolvedor da vacina Sputnik V”, disse Barra Torres.

 

Via Ceará Agora

Família denuncia estupro coletivo de criança e adolescente por quatro homens na zona rural de Mombaça

Família denuncia estupro coletivo de criança e adolescente por quatro homens na zona rural de Mombaça

 

Uma criança de 9 anos e uma adolescente de 12 anos foram estupradas por quatro homens em Mombaça, no Sertão Central do Estado do Ceará, segundo a família denunciou à Polícia. O crime teria acontecido em um açude do distrito de Morada Nova, na última segunda-feira (26), quando elas brincavam no local, de acordo com uma parente das vítimas. 

A familiar relatou ao Diário do Nordeste que o grupo embebedou as meninas antes do abuso sexual. Elas foram deixadas em uma vila próxima ao local e levadas a um hospital de Tauá, município próximo.

De acordo com ela, a criança e a adolescente estavam sangrando e desorientadas. Um Boletim de Ocorrência (B.O) também foi registrado na delegacia de Mombaça na última terça-feira (27). Os homens foram identificados pela menina mais velha, depois de ela ter acordado na unidade de saúde.

A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS)  informou que a Polícia Civil, por meio da Delegacia Municipal de Mombaça, está com investigação em andamento visando elucidar o crime.

FAMÍLIA PEDE SUPORTE 

Também segundo a familiar, o caso não está recebendo a devida atenção. A denunciante está fora do Estado e impossibilitada de ajudar a família, que têm pouca instrução e não sabe como proceder.

"As meninas não receberam nenhum atendimento psicológico, pois não têm condições. A minha família é muito pobre, e as pessoas não estão dando a mínima [atenção] para o caso. Eles não sabem como resolver isso na Justiça", conta.

O relato dá conta ainda que a menina mais nova, que ficou acordada durante o estupro, foi orientada a ficar calada e "não contar para ninguém".

DENÚNCIAS

A população pode contribuir repassando informações à Polícia que possam auxiliar os trabalhos investigativos. As denúncias podem ser feitas para o número 181, o Disque-Denúncia da SSPDS, ou ainda pelo telefone (88) 3583-3435, da Delegacia Municipal de Mombaça. O sigilo e o anonimato são garantidos.

Site: Diário do Nordeste

Escrivão de Polícia Civil é morto com um tiro na cabeça na Delegacia de Tauá

Escrivão de Polícia Civil é morto com um tiro na cabeça na Delegacia de Tauá

 

O Escrivão de Polícia Civil, Aloísio Alves Lima Amorim, 60 anos, foi morto com um tiro na cabeça no interior da Delegacia Regional de Polícia Civil de Tauá na madrugada de hoje(30), durante o depoimento de um indivíduo preso acusado de tráfico de drogas. Ele ainda foi socorrido para o Hospital, mas deu entrada praticamente sem vida.

Segundo as primeiras informações, o policial estava de plantão quando chegou uma composição do município de Pedra Branca conduzindo dois indivíduos acusados de tráfico de drogas. Quando o Escrivão se preparava para ouvir Antonio Josivan Lopes Silva, natural de Novo Oriente, mesmo algemado, ele pegou a arma do policial e efetuou um disparo que atingiu a cabeça de Aloísio Amorim. Em seguida, ele conseguiu fugir.

Os demais policiais que estavam de plantão socorreram o Escrivão baleado ao Hospital Dr. Alberto Feitosa Lima, mas ele já estava morto.

Antônio Josivan Lopes Silva, 21 anos, mesmo algemado, pegou a arma e matou o Escrivão no interior da DP de Tauá

O autor da morte do policial fugiu e está caçado por vários policiais. Ele tem estatura alta, usa calça jeans de cor preta, camisa escura da Lacoste.

Aloísio Amorim era um dos mais dedicados policiais da Delegacia Regional de Polícia Civil de Tauá.


Repórteres: Wilrismar Holanda/Lindon Jonson

Ocorrências Policiais do 7ºBPM - Crateús

 

Indivíduo é preso acusado de agressão contra sua avó de 81 anos na zona rural de Ararendá

Policiais militares de Ararendá, prenderam nesta quarta- feira, 28/04/2021, por volta das 15:30, o indivíduo:  Raimundo Pereira Dias, 27 anos, residente no Distrito de Ramadinha -  Ararendá.

A vítima foi a aposentada: Francisca Alves Rocha, (avó do acusado), 81 anos,  também residente em Ramadinha.

A equipe do destacamento de Ararendá foi acionada pela filha da vítima que mora no Rio de Janeiro, informando que o acusado de nome "Fernando" estaria ameaçando sua vó, mãe da solicitante com um facão e contra o mesmo já existia uma medida protetiva.

De imediato a composição se deslocou até o local, constatando a veracidade dos fatos. Localizou o acusado no Açude do Mufumbo, recebeu voz de prisão e foi conduzido à Delegacia de Polícia Civil de Nova Russas, preso por infração ao ART 24A, Descumprimento de Medida Protetiva - Lei Maria da Penha.

O acusado já tem várias passagens pela polícia pelo mesmo crime contra sua vó.

Acusado de agredir a enteada é preso no município de Tamboril

Policiais militares prenderam por volta das 16:00h desta quarta-feira, 28/04/2021, na localidade Sossego, zona rural de Tamboril, o borracheiro Pedro Marcos Lúcio Martins, 27 anos, residente em Sossego.

Ele é procedente do município de Ipueiras, mas atualmente vive maritalmente com a senhora: Maria Aparecida Dias Silva, 31 anos, e nesta tarde desta quarta -feira (28), teria chegado em casa embriagado e agredido sua enteada (uma adolescente de 14 anos)A Adolescente foi agredida com um soco no rosto.

Após ser preso, o acusado foi encaminhado à delegacia de polícia civil de Crateús onde foi autuado em flagrante.

Raio aborda homem no centro da cidade de Tamboril

Policiais militares do BPRAIO/Crateús, sob o comando do Tenente Villar, abordaram  na noite desta quarta-feira, 28/04/2021, no Centro da cidade de Tamboril, o Rafael Gomes, 35 anos, residente na Vila Olga/Alto da Torre - Tamboril.

Rafael foi abordado próximo ao prédio do SAMU, quando pilotava uma motocicleta.

Após ser abordado, os Raianos fizeram levantamento e descobriram que contra o acusado existia um mandado de prisão em aberto.

Rafael foi encaminhado à delegacia de polícia civil de Crateús, onde foi constatado que o mandado de prisão não tinha mais validade, ou seja, ele não devia nada a justiça. Rafael foi liberado logo em seguida.

Polícia militar efetua mais uma prisão durante operação policial no município de Tamboril

A operação Força Tarefa comandada pelo Coronel Adrianizio (comandante do CPI), que visa combater o crime no município, teve mais um dia de muito trabalho nesta quarta- feira, 28/04/2021.

Logo pela manhã, Coronel Adrianizio com o Major Veiga (comandante da 3°Cia/Santa Quitéria), Tenente Evangelista Martins, e dezenas de policiais militares estiveram percorrendo os municípios de Tamboril e Monsenhor Tabosa, fazendo levantamentos, realizando abordagens e conversando com a população.

Diante dos levantamentos feitos, os policiais obtiveram informação que um foragido da justiça de Santa Quitéria, estaria escondido em Tamboril. Foi montado um plano para prender o foragido.

Por volta das 21h40, uma composição policial da 1°Cia/7°BPM - Sargento Charles, Soldados Teixeira  e Arisson, localizou o indivíduo escondido na região do Distrito de Açudinho (local de difícil acesso) zona rural de Tamboril.

Os PMs prenderam Antônio Edilázio Duarte Fausto, conhecido por “Agnaldo”, 37 anos, natural de Catunda, e atualmente residindo no Povoado Munheca (região do Distrito de Açudinho) - Tamboril.

No momento da chegada dos policiais na residência de Agnaldo, ele ainda tentou fugir, portando uma espingarda calibre 12,  mas a casa já estava cercada.

No momento da prisão, Agnaldo confirmou responder a dois homicídios. Na residência dele, foi encontrada outra espingarda.

Mandados de prisão: contra Agnaldo existiam dois mandados de prisão em aberto oriundos da comarca de Santa Quitéria, por homicídio e estupro consumado.

Ele foi encaminhado à delegacia de polícia civil de Crateús onde ficou preso a disposição da justiça.

Vale ressaltar que a operação policial em combate ao crime no município de Tamboril segue, contando com a participação de dezenas de policiais militares trabalhando manhã/tarde/e noite.

Piauí registra primeira infecção de arbovirose causada pelo vírus Oropouche

Piauí registra primeira infecção de arbovirose causada pelo vírus Oropouche

Piauí registra primeira infecção de arbovirose causada pelo vírus Oropouche  - Piauí - Diário do Nordeste

 Teresina, capital do Piauí, teve o primeiro registro de infecção pelo vírus Oropuche, segundo exames obtidos pela Fundação Municipal de Saúde da capital (FMS). Os testes, realizados no Instituto Evandro Chagas, no Pará, confirmaram a doença do paciente, internado no Hospital de Urgência de Teresina (HUT) em janeiro deste ano. As informações são do portal G1.

Conforme a investigação epidemiológica da FMS, o paciente foi infectado na capital piauiense. A doença é caracterizada como uma arbovirose e apresenta sintomas semelhantes aos da dengue, embora apresente risco menor de complicações hemorrágicas ou de morte. Os casos da enfermidade podem ser complicados por meningite de padrão viral (benigna).

O que é uma arbovirose

Arboviroses são doenças virais (viroses) transmitidas por mosquitos. No caso da febre Oropouche, o mosquito transmissor entre seres humanos é o Culicoides paraensis, conhecido como “maruim”.

De acordo com o Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, o arbovírus foi detectado no Brasil pela primeira vez em 1960. Ainda segundo a instituição, há mais de 500 mil casos relatados da doença no País.

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) indica que há centenas de arbovírus conhecidos, dos quais mais de 30 podem infectar seres humanos, conforme estudos até 2017.

A prevenção contra a doença consiste em evitar a proliferação e o contato com o mosquito — tal como deve ocorrer com o Aedes aegypti, mosquito causador da dengue, da zika e da febre chikungunya.

O que é a febre Oropouche

A doença já provocou surtos e epidemias em vários estados do País, especialmente na região amazônica. A febre Oropouche pode ocorrer de forma esporádica, como casos isolados, ou em maiores quantidades, como surtos.

No Piauí, a Gerência de Zoonoses (Gezoon) da FMS realizou ações de vigilância entomológica por meio de captura vetorial de mosquitos nos arredores da casa do paciente. As amostras serão verificadas para classificação, identificação e detecção viral.

Quais os sintomas da febre Oropouche

  • Febre;
  • Dor de cabeça;
  • Dor no corpo e nas articulações;
  • Vômitos (em alguns casos).

Não há um tratamento específico contra a doença, apenas contra os sintomas. Até o momento, não há sequelas registradas.

 

Diário do Nordeste

Assembleia aprova projeto de Bruno Pedrosa que proíbe uso de animais selvagens em circos do Ceará

Assembleia aprova projeto de Bruno Pedrosa que proíbe uso de animais selvagens em circos do Ceará


Na sessão desta terça-feira (27), o plenário da Assembleia Legislativa aprovou um projeto de lei de autoria do deputado estadual Bruno Pedrosa (Progressistas), que dispõe sobre a proibição da utilização de animais em espetáculos circenses no estado do Ceará e assim, evitar atos de abusos e maus-tratos.

Segundo o parlamentar, notícias de animais silvestres, nativos ou exóticos que vivem em cativeiro e presos em jaulas ou amarrados em correntes e quando nas apresentações, aparecem sofridos, desnutridos, maltratados e doentes com postura depressiva e até agressivas.

"Muitas vezes os espectadores e principalmente as crianças jamais imaginam o que estes animais sofrem para se apresentarem nos picadeiros. A partir da aprovação desta Lei, vamos proteger e afastar os animais das condições de sofrimento e, assim, resgatar a legítima e verdadeira arte do circo, ser um local de alegria e de diversão por excelência", ressaltou Bruno.

Em caso de descumprimento, o animal apreendido será encaminhado para abrigos, jardins zoológicos ou para local de proteção à fauna, além da aplicação de sanções penais conforme prevê a Lei de Crimes Ambientais. O texto segue agora para a sanção do governador Camilo Santana.
 
A Voz de Santa Quitéria

Força Tática de Nova Russas cumpre mandado de prisão em Sucesso - Tamboril


Nesta quarta-feira( 28/04/2021), por volta das 10:00h, a equipe Força Tática de Nova Russas(Sds. CAMPELO, TIAGO SOUSA e HABRAAO), estava fazendo deslocamento para Tamboril,  quando em Sucesso, recebeu informação do reservado do 7°BPM, que naquele distrito( bairro Areias, rua Vicente Ferreira, N°50), havia uma pessoa com um mandado de prisão em aberto da comarca de Nova Russas, acusado de assalto contra uma pizzaria em 2012.

Francisco Olavo Ambrósio Da Silva, 33 anos, foi localizado e informado sobre o mandado de prisão, sendo encaminhado à DPC de Nova Russas para os procedimentos cabíveis.

 

Mais de 206 mil novos trabalhadores são aprovados para receber o auxílio emergencial

Mais de 206 mil novos trabalhadores são aprovados para receber o auxílio emergencial


Cerca de 206.126 novos beneficiários foram aprovados no auxílio emergencial, de acordo com informações da Caixa Econômica Federal, responsável pelos pagamentos do benefício. Os novos aprovados começam a receber a partir do ciclo 2 do calendário de pagamentos, quando serão creditadas duas parcelas para este público. A partir da terceira parcela, todos seguem o calendário normal de repasses. Os novos aprovados já podem consultar os pagamentos por meio da central telefônica 111 ou pelo site: auxilio.caixa.gov.br.

Os pagamentos serão realizados nas contas Poupanças Sociais Digitais, movimentadas por meio do aplicativo CAIXA Tem e na Rede Lotérica de todo o país. A partir da data do crédito, os valores já podem ser usados para pagamento de boletos, compras na internet e pelas maquininhas em estabelecimentos comerciais.

Atendimento ao cidadão

Não é necessário se dirigir às agências do banco para tirar dúvidas. A central telefônica 111 da CAIXA funciona de segunda a domingo, das 7h às 22h, não tem custos e está pronta para atender os beneficiários do Auxílio Emergencial 2021. Além disso, o banco disponibiliza o site auxilio.caixa.gov.br.

A CAIXA informa também que, para facilitar o acesso de todos os brasileiros à poupança digital, passou a custear o tráfego de dados necessário para utilizar o aplicativo CAIXA Tem. A navegação no aplicativo após a etapa de login será possível mesmo que o usuário não tenha pacote de dados suficiente.

Pelas regras estabelecidas pela Medida Provisória 1.039/2021, o Auxílio será pago às famílias com renda mensal total de até três salários mínimos, desde que a renda por pessoa seja inferior a meio salário mínimo.

O valor médio do benefício será de R$ 250, variando de R$ 150 a R$ 375, a depender do perfil do beneficiário e da composição de cada família.

  • As famílias, em geral, recebem R$ 250;
  • A família monoparental, chefiada por uma mulher, recebe R$ 375;
  • Pessoas que moram sozinhas recebem R$ 150.

CAIXA Tem

A conta Poupança Social Digital é uma poupança simplificada, sem tarifas de manutenção. A movimentação do valor dos benefícios pode ser realizada por meio digital, com o uso do App CAIXA Tem.

Pelo aplicativo, é possível realizar compras em supermercados, padarias, farmácias e outros estabelecimentos com o cartão de débito virtual e QR Code.

O beneficiário também pode pagar contas de água, luz, telefone, gás e boletos em geral pelo próprio aplicativo ou nas casas lotéricas pela opção “Pagar na Lotérica”.

A partir da data de disponibilização dos recursos para saque ou transferência, também de acordo com o mês de nascimento, os beneficiários poderão transferir os recursos para contas em qualquer banco, sem custo, ou realizar o saque em terminais de autoatendimento e unidades lotéricas.

 

Ceará Agora

Nas primeiras horas da CPI, a canalhice e a hipocrisia já deram ‘as caras’

Nas primeiras horas da CPI, a canalhice e a hipocrisia já deram ‘as caras’

Primeiro dia de CPI do vírus da China e já observamos uma verdadeira “pandemia” de atitudes hipócritas, afirmações que embrulham o estômago e decisões que enojam o brasileiro mais distante e alienado da vida política.

 Nas primeiras horas da CPI, a canalhice e a hipocrisia já deram ‘as caras’

Primeiro dia de CPI do vírus da China e já observamos uma verdadeira “pandemia” de atitudes hipócritas, afirmações que embrulham o estômago e decisões que enojam o brasileiro mais distante e alienado da vida política.

E serão, com certeza, muitas notas e matérias aqui no JCO, mostrando este espetáculo de horrores.

Vejam estas duas manchetes e encontre o erro:

A primeira, no site de notícias R7:

- Renan Calheiros afasta 'inquisição' e promete 'santuário da ciência'

A segunda, na coluna de Lauro Jardim (O Globo):

- Negativa da Anvisa à Sputnik incendeia CPI e coloca Barra Torres na mira.

Se ainda não percebeu, é mais simples e absurdo do que parece.

A mesma CPI afirma que a ciência será respeitada e levada em consideração em tudo o que estiver relacionado ao funcionamento do colegiado (um santuário, como afirmou Calheiros, o relator), desrespeita integralmente esta mesma ciência quando acusa a Anvisa – Agência Nacional de Vigilância Sanitária) de não liberar a importação da vacina russa Sputnik V, por questões políticas, ainda que a mesma informe, insistentemente, que se trata apenas de falta de documentos, testes e comprovações da efetividade do medicamento.

Ou seja, a Anvisa protege o cidadão e atua e forma técnica e baseada na ciência ... apenas na ciência… mas a convocação de Antônio Barra Torres (diretor-presidente da agência), torna-se, para parlamentares de oposição que compõem a CPI, prioridade zero.

E é só o primeiro dia dos 60 previstos… digo previstos, pois Omar Aziz, presidente do colegiado, garantiu, já em sua primeira entrevista no cargo, que poderá estender os trabalhos inquisitórios pelo período que for necessário.

Não ficaremos surpresos, se tal prazo for aquele que garanta levar a narrativa às ultimas consequências, mentindo, perseguindo e culpando seus adversários.

A corda já arrebentou!

 

Fonte: Jornal da Cidade

 

Por que a Sputnik V ainda gera desconfiança até mesmo na Rússia

Por que a Sputnik V ainda gera desconfiança até mesmo na Rússia

 Por que a Sputnik V ainda gera desconfiança até mesmo na Rússia

 

A Anvisa vetou, na noite de segunda-feira (26), o pedido de estados e municípios para a importação da vacina russa Sputnik V contra a Covid-19, alegando falta de dados consistentes e confiáveis sobre o imunizante.

A Sputnik V foi a primeira vacina contra o novo coronavírus aprovada no mundo, em agosto do ano passado, enquanto ainda passava por testes de fase 3. O anúncio foi feito pelo presidente russo, Vladimir Putin, que hoje comemora as exportações da Sputnik V como uma solução para a escassez de vacinas, disputadas pelo mundo todo em meio à pandemia.

Apesar do seu pioneirismo na vacinação contra o coronavírus, a Rússia tem avançado lentamente a imunização da sua população - o que pode ser explicado por uma ampla desconfiança dos russos em relação a vacinas e também pela grande exportação de doses.

Até a segunda-feira (26), a Rússia havia distribuído 18 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19. Cerca de 7,8% da população recebeu pelo menos uma dose de imunizante e 4,7% dos russos já foram totalmente imunizados, segundo levantamento do Our World in Data.

Ao mesmo tempo, a Rússia já enviou cerca de 4 milhões de doses de vacinas da Covid-19 para outros países, em um esforço para aumentar sua influência global. No total, a Rússia já negociou a venda de mais de 314 milhões de doses da Sputnik V para uma dúzia de países, incluindo a recente venda de 100 milhões de doses fabricadas na Rússia para a Índia, segundo o Statista.

O governo russo tem aumentado os esforços para incentivar a população a se vacinar. Em Moscou, o prefeito Sergey Sobyanin prometeu dar vales de mil rublos (cerca de R$ 72) para os vacinados com mais de 60 anos gastarem em cafés, lojas e farmácias da capital. Em janeiro, a capital russa também tentou atrair as pessoas com um sorvete grátis após a vacinação.

Em seu discurso do Estado da Nação na semana passada, Putin fez o seu apelo mais contundente para os russos irem tomar suas doses, mudando sua postura anterior de insistir que a imunização é uma escolha pessoal.

Putin, no entanto, preferiu não ser vacinado diante das câmeras, como fizeram outros líderes mundiais, e apenas recebeu a primeira inoculação no fim de março. Aos 68 anos, ele teria já direito à vacina em dezembro passado. O Kremlin preferiu não revelar qual das vacinas russas foi administrada no presidente – o país produz, além da Sputnik V, a EpiVacCorona e a CoviVac.

Ceticismo em relação às vacinas

Mais da metade dos russos (56%) não tem medo de contrair o coronavírus, segundo pesquisa do instituto independente russo Levada Center divulgada em março. Essa é a taxa mais alta desde fevereiro de 2020. O número de russos preocupados com a infecção permaneceu abaixo dos 50% durante a pandemia, com dois picos breves quando o país passou por novas ondas de infecções.

Essa despreocupação acaba sendo refletida no ceticismo em relação às vacinas. Desde o início da vacinação contra o coronavírus no país, em novembro passado, as pesquisas mostram que apenas cerca de 40% dos russos estão preparados para tomar a vacina. E esse número está caindo: o levantamento mais recente do Levada Center, de fevereiro, mostra que 30% estão prontos e 62% não estão prontos para serem imunizados. Entre os mais jovens, a desconfiança é ainda maior.

Os principais motivos apontados pelos entrevistados que não querem ser vacinados são o medo de efeitos adversos; a necessidade de esperar pelo fim dos testes; e a "falta de propósito" da imunização.

A hesitação dos russos em relação à vacina também é atribuída a falta de confiança nas autoridades, preferências culturais por medicamentos estrangeiros e o próprio desenvolvimento acelerado da Sputnik V, segundo relatou o jornal Moscow Times.

Mesmo com a desconfiança, ainda não houve uma campanha forte de conscientização na televisão estatal.

Exportação de doses

Milhões de doses de vacinas russas que poderiam ser usadas no país foram para o exterior, como parte de uma campanha diplomática do Kremlin enquanto a Rússia é criticada por repressão à dissidência no país e por ações militares na Ucrânia.

Países do Ocidente inicialmente viram com ceticismo a Sputnik V, pela rapidez com que foi aprovada pelas autoridades russas. Os resultados finais dos testes clínicos foram posteriormente publicados e hoje a vacina é aprovada em 62 países, especialmente da Ásia, África e América Latina.

Mas a Sputnik V ainda não foi aprovada pela Agência Europeia de Medicamentos (EMA), que está avaliando o imunizante. Ela também não obteve autorização de uso nos EUA. O governo americano chegou a pressionar o Brasil a não comprar a vacina russa, segundo um documento do governo Trump que fala sobre "combate a influências malignas nas Américas" divulgado em março deste ano.

A pressa em ser o primeiro país a ter uma vacina aprovada contra a Covid-19 e a referência aos dias gloriosos da Rússia na corrida espacial no nome da Sputnik V demonstram a estratégia do Kremlin de tentar reconquistar para o país o status de grande potência global.

A Rússia tem vendido ou doado doses para países aliados e também para aqueles que oscilam entre o Ocidente e a Rússia. Às vezes, uma pequena oferta pode render ganhos para o país. Recentemente, San Marino, um micropaís europeu que mantém laços com a Rússia, recebeu 7 mil doses da Sputnik V, que no momento era a única vacina disponível no mercado para a nação de 30 mil habitantes.

Ainda assim, a campanha russa de vacinação contra a Covid-19 também depende de importação. Segundo reportagem do NY Times, o governo russo contratou a produção de doses da Sputnik V de um fabricante da Coreia do Sul e pretende fazer o mesmo com uma fábrica da Índia.


Fonte: Gazeta do Povo