O Núcleo de Comunicação do Detran Ceará divulgou nesta quinta-feira (19) nota comunicando o afastamento dos servidores investigados por suspeita de facilitação no processo de obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), em Sobral.
O órgão determinou ainda a realização de auditoria interna em todos os atos praticados pelos servidores alvos da investigação. As autoescolas citadas na ação foram bloqueadas no sistema, o que impede de abrirem novas inscrições de candidato à obtenção da CNH, e vão responder a processo administrativo para seu descredenciamento.
As investigações contam e contarão com todo o apoio do Detran, a fim de prevenir e estancar qualquer natureza de comportamento que venha a prejudicar o correto e legal procedimento nos processos de habilitação de condutores, diz a nota.
A OPERAÇÃO
A Polícia Rodoviária Federal (PRF), em conjunto com o Grupo de Ações Especiais do Combate às Organizações Criminosas (GAECO) do Ministério Público do Estado do Ceará, deflagraram na manhã desta quinta feira (19) a Operação Genius nos municípios de Sobral e Massapê. Na ação, foram cumpridos cinco mandados de prisão e oito de busca e apreensão emitidos pelo Juízo da 1ª Vara da Comarca de Sobral.
Com objetivo de combater a fraude na emissão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), o nome da Operação remete ao jogo da década de 80 onde era gerada uma sequência de cores e o jogador precisava digitar corretamente esta sequência para continuar jogando.
Desta forma, instrutores, proprietários de autoescolas e servidores do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) de Sobral que foram presos nesta Operação facilitavam, através de atos fraudulentos (inclusive ditando a sequência das respostas dos exames), a emissão de CNHs para indivíduos que não conseguiam ser aprovados, incluindo pessoas analfabetas. Estima-se que a quadrilha cobrava até R$ 3.000,00 para fornecer o documento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário