ESTOU NO INSTAGRAM: @radialistadeneslima

quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Queimadas em linha de transmissão privada provocaram apagão

O Brasil tem uma população estimada em 201.032.714 habitantes, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O dado, referente a 1º de junho deste ano, foi publicado no "Diário Oficial da União" desta quinta-feira (29).

O apagão de energia que atingiu todos os Estados do Nordeste, na tarde desta quarta-feira (28), foi provocado por queimadas em duas linhas de transmissão privadas no Piauí, que fazem a interligação entre o sistema do Norte e do Nordeste.
O primeiro desligamento ocorreu às 14h58, na ligação entre Ribeiro Gonçalves e São João do Piauí. A linha é operada pela IENNE, empresa controlada pela espanhola Isolux. Este circuito foi religado às 15h04, mas houve um novo desligamento, pelas mesmas razões, às 15h06.
Pouco depois, também devido a queimadas, outra linha de transmissão que conecta Ribeiro Gonçalves a São João do Piauí, foi desligada às 15h08. Esta linha é operada pela Taesa, empresa controlada pela Cemig.
As informações são do ONS (Operador Nacional do Sistema). Diante do problema, houve perda de “sincronismo e consequente separação da região Nordeste do restante do Sistema Interligado Nacional”.
A perda de carga foi de 10.900 MW, o que provocou o desligamento adicional das seguintes linhas: Presidente Dutra/Teresina, Presidente Dutra/Boa Esperança e Bom Jesus da Lapa/Rio das Éguas.
Ainda de acordo com o ONS, a recomposição da energia foi concluída às 17h30 nas capitais do Nordeste.

Com informações da Folha.


Nordeste registra o terceiro apagão em menos de um ano

Conforme o ministro, a falha no fornecimento ocorrida foi provocada por uma queimada numa fazenda no Piauí. Os outros dois apagões ocorreram em intervalo de 35 dias, em setembro e outubro de 2012
Além do trânsito descontrolado nas capitais, como na avenida Washington Soares, o serviço de telefonia foi prejudicado

O Nordeste sofreu o terceiro apagão de energia elétrica em menos de um ano. Todos os estados da região foram afetados pela pane. Além do trânsito descontrolado nas capitais e da falta de informações, o serviço de telefonia foi prejudicado. Às 14h58min de ontem, segundo informações do Operador Nacional do Sistema (ONS), ocorreu o primeiro desligamento. Minutos depois, a transmissão foi novamente cortada.

Há exatos 341 dias, um problema na subestação de Imperatriz (MA) deixou 11 estados das regiões Norte e Nordeste, mas não o Ceará, sem fornecimento de energia elétrica. Já em outubro do ano passado, 35 dias depois, outra queda de energia atingiu as regiões, com 12 estados afetados.

O ministro das Minas e Energia, Edison Lobão, afirmou que a falha no fornecimento ocorrida ontem foi provocada por uma queimada numa fazenda de Canto do Buriti (PI). Nesse incidente, duas linhas de transmissão foram afetadas - uma da espanhola Isolux e outra da Taesa, controlada pela Cemig, empresa que atua em 22 estados brasileiros.

Conforme Lobão, o sistema foi restabelecido em seguida. Mas caiu, novamente, afetando uma linha que interliga o resto do País ao Nordeste. Apesar da dificuldade, o ministro garantiu que o sistema elétrico brasileiro “é forte e não existe fragilidade no sistema. Isso acontece no Brasil, nos EUA e em outros lugares”, disse, afirmando que a queda no fornecimento atingiu 10,9 mil megawatts.

No Ceará, o fornecimento foi totalmente restabelecido às 18h05min, segundo informou em nota a Companhia Energética do Ceará (Coelce). Fortaleza foi a segunda capital do Nordeste a ter a oferta de energia elétrica regularizada, por volta das 16 horas.

Queimadas

O consultor de energia da Federação das Indústrias do Ceará (Fiec), Jurandir Picanço, afirma que as queimadas são conhecidas causas de defeito na transmissão. No entanto, alerta que o sistema é composto por proteções que eliminam somente a linha defeituosa, e não todo o sistema.

“A proteção deve ser capaz de eliminar somente o que está diretamente ligado ao defeito. Não é, praticamente, para ser sentido nenhum problema, porque esse sistema de transmissão é todo feito para operar com um equipamento a menos, sempre existe uma reserva”, analisa. Os sensores responsáveis pela proteção dos sistemas elétricos são chamados de relé. “Um sistema de proteção adequado elimina somente os equipamentos defeituosos e não derruba o sistema todo”, reitera o especialista. (Com as agências / Colaborou Andreh Jonathas)

ENTENDA A NOTÍCIA

Todos os estados do Nordeste foram atingidos por um apagão de energia elétrica na tarde de ontem. Segundo o ministro das Minas e Energia, Edison Lobão, o problema foi gerado por uma queimada, que ocorreu no Piauí.

Saiba mais

Em sorveterias e frigoríficos, o apagão não causou prejuízos. Segundo funcionários dos locais, a falta de energia elétrica não descongelou os sorvetes, que aguentariam a falta de refrigeração por até 2h30min. Nos frigoríficos, câmaras refrigeradas garantiram a conservação dos produtos.

Os bombeiros foram solicitados pela Caixa Econômica do Shopping Benfica, por conta de um curto-circuito em uma lâmpada. O Corpo de Bombeiros registrou dois casos de pessoas que ficaram presas em elevadores de condomínios residenciais.

Nas agências bancárias, foram registrados apenas casos de problemas em ar-condicionados.

O apagão afetou exibição de sessões de cinema em Fortaleza. Nos cinemas Kinoplex, no North Shopping, pelo menos seis sessões deixaram de ser exibidas. Os clientes foram ressarcidos. No Shopping Benfica, funcionários dos cinemas também tiveram de devolver dinheiro aos espectadores

Segundo o soldado Leônidas Bezerra, do supervisionamento do Comando da Capital, não foram registradas ocorrências relacionadas à falta de energia.

A falta de energia foi sentida nas escolas. Em algumas, a semana de provas minimizou o impacto do apagão na rotina dos estudantes em sala de aula. Na escola estadual Governador Adauto Bezerra, no Bairro de Fátima, os professores e os cerca de mil alunos do ensino médio foram liberados. No Juvenal de Carvalho, a saída encontrada foi abrir todas as portas e janelas, para suprir a inativação das luzes e dos aparelhos de ar-condicionado.

No aeroporto Pinto Martins, a escuridão durou “menos de um minuto”, segundo a assessoria de imprensa. O setor informou que logo os geradores começaram a funcionar e “não houve prejuízos na operacionalização”. No entanto, o jornalista Emmanuel Macêdo, que desembarcou no aeroporto no momento do blackout, afirmou que o apagão durou de 20 a 30 minutos.


Homem continua preso no Ceará mesmo tendo a liberdade decretada em 1989

Detento cearense, de aproximadamente 80 anos, pode ser o preso mais antigo do sistema carcerário brasileiro. De acordo com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o interno, que não teve a identidade informada, foi condenado na década de 1960, mas recebeu alvará de soltura em 1989, após ter sua punibilidade extinta pela Justiça. Mesmo assim, ele permanece até hoje enclausurado no Instituto Psiquiátrico Governador Stenio Gomes (IPGSG), unidade destinada a abrigar portadores de transtornos mentais acusados de cometer crimes, mantida pelo Governo do Ceará no município de Itaitinga, na região metropolitana de Fortaleza.
De acordo com o juiz Paulo Augusto Irion, um dos coordenadores do Mutirão Carcerário do CNJ, que vem sendo realizado no Ceará desde 7 de agosto, outras cinco pessoas estão na mesma situação.
“Nesse instituto, me deparei com seis pessoas internadas que já tiveram declaradas extintas as suas punibilidades, porém permanecem recolhidas devido ao abandono dos familiares, acrescido ainda ao fato da ausência de uma instituição hospitalar própria para abrigá-los. Essas pessoas não mais poderiam permanecer no local, entre as que estão internadas em decorrência da intervenção do Direito Penal. A situação dessas pessoas é meramente de saúde, não mais de Direito Penal”, criticou o magistrado.
Além das prisões irregulares, os representantes do CNJ também identificaram as condições precárias das instalações da unidade psiquiátrica, já que o prédio é antigo e precisa urgentemente de reformas estruturais.
O Mutirão Carcerário no Ceará estará sendo realizado até o dia 6 de setembro, com inspeções de unidades prisionais em todo o Estado e o reexame de cerca de 18,6 mil processos de presos condenados e provisórios. Até o momento, os principais problemas encontrados pelos magistrados envolvidos no projeto são o esgoto a céu aberto, que corre em muitas unidades prisionais cearenses, a superlotação em algumas delas, a má qualidade da alimentação e o racionamento de água. Os detentos também reclamam da falta de atendimento jurídico e da morosidade da tramitação dos processos, tanto os provisórios como definitivos.



Câmara barra cassação de deputado preso por desvio

Voto secreto salva Natan Donadon, condenado a 13 anos de detenção pelo STF
Presidente da Casa afasta parlamentar; resultado alimenta esperança de quatro envolvidos no mensalão 
 
Encarcerado desde o dia 28 de junho em um presídio do Distrito Federal após ser condenado pelo Supremo Tribunal Federal, Natan Donadon (ex-PMDB-RO) teve seu mandato de deputado federal preservado na noite de ontem.

Em votação secreta, o plenário da Câmara registrou 233 votos pela cassação (24 a menos do que o mínimo necessário), contra 131 pela absolvição e 41 abstenções.O resultado mostra que pode haver resistência da Casa que terá de decidir sobre o mandato de quatro deputados condenados no mensalão.

Condenado a mais de 13 anos de prisão pelo desvio de R$ 8,4 milhões da Assembleia de Rondônia por meio de contratos de publicidade fraudulentos, Donadon foi expulso do PMDB e, egresso do baixo clero na Câmara, estava isolado politicamente.

Aliados entendem que a presença dele em plenário para se defender --ele conseguiu autorização para sair do presídio--, e o discurso de 40 minutos, emotivo, falando da família, que estava presente, e das agruras na prisão sensibilizou parte dos pares.

A ausência de 108 deputados no dia que geralmente há o maior quórum também beneficiou Donadon. Ele, que demorou alguns segundos para entender o resultado, se ajoelhou no chão, no fundo do plenário, e reagiu com um grito de "não acredito!".

Preocupado com a repercussão na imagem da Câmara, o presidente da Casa, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), deixou o painel de votação aberto por 2h30, como forma de aumentar o máximo possível o quórum.

Apesar da absolvição, numa solução de emergência encontrada durante o processo de votação diante da estagnação do quórum, Alves determinou a suspensão do mandato de Donadon, pelo fato de ele estar preso, e a convocação imediata do suplente, o ex-ministro Amir Lando (PMDB-RO).O advogado de Donadon, Gilson Stefanes, disse que a decisão é ilegal e que irá recorrer. O deputado deseja recuperar o direito de receber o salário de R$ 26,7 mil.

Até a tarde de ontem, líderes das bancadas governistas e de oposição apostavam na cassação. Os discursos na sessão foram unânimes em favor da perda do mandato.Vários fatores contribuíram para a reviravolta: insatisfação de deputados com o STF, corporativismo, apoio da bancada religiosa --Donadon é evangélico-- e de parlamentares da ala governista que não querem que os deputados envolvidos no mensalão percam seus mandatos.

Os três deputados em exercício condenados no mensalão --João Paulo Cunha (PT-SP), Pedro Henry (PP-MT) e Valdemar Costa Neto (PR-SP) --não votaram. José Genoino (PT-SP) está licenciado.
Primeiro deputado-presidiário desde a volta do país à democracia, em 1985, Donadon reafirmou em seu discurso ser inocente, reclamou das condições carcerárias, incluindo a comida, e disse que não é "ladrão".
"Não fiz pagamentos ilegais, não desviei um centavo, pelo amor de Deus, façam justiça senhores deputados!", disse o deputado, em tom inflamado.

"Não sou ladrão, nunca roubei nada, é uma acusação injusta!". Donadon relatou ter sido algemado com as mãos nas costas no camburão que o conduziu.Ele entrou no plenário de terno, gravata, broche de identificação dos deputados, e chorou ao abraçar a mulher e os dois filhos. Foi cumprimentado por colegas, inclusive pelo presidente da Casa.A pena aplicada pelo STF deve deixar o deputado em regime fechado até pelo menos setembro de 2015.


Supremo mantém condenação de José Genoíno no caso do mensalão

Os embargos de declaração apresentados pelo deputado federal José Genoino foram rejeitados pelo pleno do STF. Ele era presidente do PT na época do esquema do mensalão
Joaquim Barbosa, relator do pro cesso, votou contra os embargos

Apesar de ter mantido a pena do ex-presidente do PT, José Genoíno, por participação no mensalão, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu ontem acolher parcialmente um dos recursos apresentados pelo petista.

O STF errou, no acórdão (publicação do resultado final do julgamento), o nome do advogado de Genoino. Os ministros admitiram esse erro, mas rejeitaram as outras alegações da defesa do petista. “Acolho em parte sem efeitos apenas para correção do nome do defensor”, disse o presidente do STF, Joaquim Barbosa. Apenas o ministro Ricardo Lewandowski foi contra.

Genoino foi condenado a 6 anos e 11 meses, além de multa de R$ 468 mil, pelos crimes de corrupção ativa e formação de quadrilha. Segundo o STF, ele participou das negociações com partidos beneficiados pelo esquema e com bancos que emprestaram dinheiro que financiaram o mensalão.

No recurso, os advogados de Genoino alegaram que sua defesa foi cerceada, trechos foram suprimidos do acórdão (publicação do resultado final do julgamento).

A defesa do petista classifica ainda como “injusta e desproporcional” a condenação sob o argumento de que ocorreu sem provas e com base apenas em ilações.

Genoino também tentou, sem sucesso, reduzir a própria pena, solicitando que fosse aplicada uma lei mais branda. Ele usou o mesmo argumento já rejeitado pelo STF no caso do ex-tesoureiro do PT, Delúbio Soares.

Data de morte
Tanto Delúbio quanto Genoino alegaram que o STF, no acórdão, citou que o ex-presidente do PTB, José Carlos Martinez, morreu em dezembro de 2003, quando então assumiu o comando do partido Roberto Jefferson e iniciaram-se as negociações do mensalão. Martinez, porém, morreu em outubro.

Essa data é importante porque a lei de corrupção foi alterada em novembro daquele ano, para ficar mais severa. Assim, os petistas tentavam reverter suas condenações alegando que deveriam ser punidos com base na lei antiga, mais branda.

Acontece que, como Delúbio e Genoino foram condenados em “continuidade delitiva”, pois seguiram cometendo o crime de corrupção não só em 2003, mas também em 2004 e 2005, e a tese foi derrubada. O mesmo caso deve ser aplicado a José Dirceu, dito chefe da quadrilha e que ainda não teve os recursos analisados pelo STF. (
da agência Folhapress)


Sindicato dos Médicos do Ceará defende greve geral contra programa federal

O Sindicato dos Médicos do Ceará (Simec) defendeu uma greve nacional da categoria em assembleia na noite desta quarta-feira (28) como protesto contra a implantação do programa Mais Médicos, do governo federal. O sindicato ficou conhecido nacionalmente por ter liderado um protesto contra médicos estrangeiros na segunda-feira (26), no qual eles foram vaiados e os cubanos, chamados de "escravos".
Médicos participaram de assembleia nesta quarta-feira (28)
Cerca de 100 médicos participaram da assembleia do sindicato, que discutiu ações contra o programa Mais Médicos. O presidente da entidade, José Maria Pontes, afirmou que a Federação Nacional dos Médicos vai convocar os representantes dos sindicatos estaduais para discutir uma paralisação nacional. "Acho que aí a gente tem que centrar fogo, para que isso aconteça", discursou.
Pontes defendeu que os profissionais se preparem para enfrentar "uma grande greve" por tempo indeterminado e se previnam contra críticas. "Todo dia morrem pessoas pelas falhas no sistema de saúde, mas se morrer alguém durante nossa greve, é o doutor que vai ser processado", disse.
Categoria afirma que não é contra os médicos cubanos
Outro médico discursou defendendo a greve, recebendo aplausos, e sugeriu um slogan para a paralisação: "Estamos em greve, mas não se preocupe, o seu diagnóstico não é exclusividade nossa". O presidente afirmou que a categoria não é contra os cubanos, mas defende a aplicação da prova de revalidação do diploma no país e a obediência aos direitos trabalhistas.
"Nós, médicos brasileiros, não podemos aceitar que nenhum trabalhador, brasileiro ou não, possa fazer algum tipo de trabalho escravo", afirmou Pontes. O sindicato considera que a forma de contratação do programa federal, sem direitos trabalhistas, pode ser comparada à escravidão.

Os médicos fizeram críticas ao governo, que foi acusado de estar jogando a população contra eles, e à imprensa. Segundo eles, o protesto de segunda-feira foi distorcido pela foto publicada na Primeira Página da Folha de São Paulo, que mostrou um médico cubano sendo vaiado por duas médicas brasileiras.

Alguns, porém, consideraram que houve excessos. "Por mais que se dissesse que ninguém era contra os cubanos, por um equívoco no momento, gritaram "escravos" e fotografaram imediatamente um cubano negro. Nas redes sociais está escrito que nós do Ceará somos racistas, então temos que ter muito cuidado. Precisamos colocar nos jornais que tudo que nós queremos é que os cubanos recebam diretamente", discursou o médico Pedro Negreiros, professor da Universidade Federal do Ceará. Negreiros referiu-se à forma de pagamento dos cubanos. O salário é pago ao governo de Cuba e repassado aos profissionais.


Entre dólar alto e economia fria, BC eleva juros a 9%

Decisão foi unânime, taxa ficou dentro do esperado e comunicado foi idêntico ao das 2 reuniões anteriores
Disparada do câmbio aumenta risco de inflação maior, mas desaquecimento pode conter os repasses
Pressionado de um lado pela disparada do dólar (que, por afetar a inflação, poderia implicar juros mais altos) e de outro pelo crescimento baixo (que poderia levar a juros mais baixos), o Banco Central manteve o ritmo de alta dos juros em 0,5 ponto percentual, elevando a taxa Selic para 9% ao ano.

A decisão do Copom (Comitê de Política Monetária do BC) foi unânime e ficou dentro do esperado por analistas.O comunicado que anunciou a decisão foi idêntico ao das duas reuniões anteriores, indicando que o comitê deve manter a mesma intensidade de elevação dos juros no próximo encontro, em outubro.
Na nota, o BC disse que a "decisão contribuirá para colocar a inflação em declínio e assegurar que essa tendência persista no próximo ano".

A disparada recente do dólar, que encarece produtos importados, já levou algumas instituições a projetar inflação maior. O banco Itaú e a consultoria Tendências, que previam um IPCA pouco abaixo de 6%, agora estimam que o índice oficial deva fechar 2013 em 6,1%.

"Apesar do dólar mais caro, o BC está preocupado com o crescimento fraco, por isso não intensificou a elevação dos juros", disse a economista da Tendências Alessandra Ribeiro. "Mas projetamos mais duas altas, levando a Selic até 9,75%."

Antes da disparada do dólar, o governo Dilma esperava que os juros não subissem além de 9,25%. Diante do novo cenário, técnicos do governo já falam na possibilidade de mais duas altas, fechando 2013 em 9,75%.

Ficaria, pelo menos, abaixo dos dois dígitos, algo que, simbolicamente, é importante para o governo. A presidente já deixou claro, porém, que, se for preciso, o BC tem autonomia para tomar as medidas necessárias para combater a inflação.

Assessores presidenciais dizem que o BC terá de levar em conta também os próximos dados econômicos.
Amanhã, o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulga quanto cresceu a economia no segundo trimestre. A maioria dos economistas espera um resultado melhor do que o do primeiro trimestre, quando o PIB teve alta de apenas 0,6%.

A economia, porém, dá sinais de novo enfraquecimento no terceiro trimestre, elevando os riscos de aumento do desemprego.Se o crescimento ficar fraco no terceiro e no quarto trimestres, a alta dos juros pode não ser tão forte, já que a desaceleração da economia deve desestimular repasses do impacto do dólar mais caro para os preços.

Dupla é presa com explosivos na Caucaia

Dois homens foram presos na noite da última quarta-feira (28) conduzindo 9 bisnagas de explosivos na BR 222, na Caucaia, Região Metropolitana de Fortaleza.


De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o condutor e o passageiro de um veículo, de 28 e 25 anos, foram presos por volta das 23h.

Eles seguiam em um veículo Corsa, na companhia de uma mulher, que afirmou ser garota de programa. Os homens disseram que os explosivos seriam para perfurar um poço. A dupla já possuía passagem na polícia por porte ilegal de arma de fogo e roubo.

O material e os envolvidos foram encaminhados para a Delegacia de Polícia Civil para os devidos procedimentos.
Adolescentes são apreendidos dirigindo
Dois adolescentes foram apreendidos na última quarta-feira dirigindo sem habilitação no Ceará. O primeiro, de 16 anos, foi apreendido em Forquilha, a 208 km da Capital, por volta das 15h.

A segunda ocorrência envolveu um jovem de 17 anos. Ele guiava um veículo em Irauçuba, a 150 km de Fortaleza, e foi apreendido por volta das 17h.
Motociclista é preso com revólver
Um motociclista de 22 anos foi preso em Maracanaú, Região Metropolitana de Fortaleza, portando um revólver calibre 38 e 3 munições na CE 065. Segundo a PRE, o jovem ainda levava um passageiro, que foi detido por portar documento de identidade falso.Também na CE 065 um veículo Golf, com queixa de roubo, foi encontrado abandonado e encaminhado à Delegacia de Roubos e Furtos da Capital.


Acidente deixa 2 mortos e 2 feridos durante a madrugada em Ocara


Uma colisão frontal entre dois carros deixou duas pessoas mortas e outras duas feridas em Ocara, a 101 km de Fortaleza.

De acordo com a Polícia Rodoviária Estadual (PRE), o acidente aconteceu por volta das 4h50 desta quinta-feira (29) no km 28 da CE 359. A condutora de um dos veículos, Maria de Lurdes, 48, e o passageiro do outro carro, José Alcides, 62, perderam a vida na colisão. O outro condutor e um outro passageiro ficaram feridos, mas foram socorridos a um hospital particular.

Foram registrados 17 acidentes nas rodovias que cortam o Ceará entre 7h da manhã de quarta-feira (28) e 7h da manhã desta quinta-feira (29). 7 pessoas ficaram feridas, além das 2 mortes, de acordo com o balanço da PRE e da Polícia Rodoviária Federal (PRF).




Criança de 3 anos morre em incêndio enquanto mãe deixava irmãs em colégio, na Caucaia

Uma menina de 3 anos morreu carbonizada durante incêndio em casa, na manhã desta quarta-feira (28), em Iparana, na Caucaia. A mãe da criança, Daiane Bezerra da Silva, 32 anos, havia ido deixar as outras 2 filhas, de 5 e 7 anos, na escola, dois quarteirões distante da residência.

A menina estava no quarto quando o fogo se alastrou no cômodo. Vizinhos perceberam as chamas e quebraram a porta de entrada da casa. Moradores tentaram controlar o incêndio jogando água, mas quando chegaram no quarto a criança já havia falecido. A mãe da menina havia parado em uma lan house e só foi encontrada após o ocorrido.

O foco do incêndio pode ter iniciado de um curto circuito em um ventilador, de acordo com a Perícia Forense. Daiane da Silva confirmou que o aparelho já havia apresentado problema. O Conselho Tutelar acompanha o caso. A mãe deve responder processo por abandono de incapaz.Daiane da Silva é mãe solteira e deve ser ouvida na Delegacia Metropolitana de Caucaia na tarde desta quarta.   


GRUDOU MESMO - CASAL DE AMANTES FICAM GRUDADOS DURANTE ATO SEXUAL EM MOTEL NO INTERIOR BAIANO


Um casal de amantes ficaram grudados durante ato sexual no Motel Delírios nas proximidades da localidade da Mombaça em Conceição do Almeida/BA.

Segundo informações, a grande movimentação de policiais no local chamou a atenção das pessoas e foram conferir o que havia acontecido.

A movimentação dos policiais foi causada porque o suposto esposo da vítima descobriu a traição e partiu para o motel com uma arma em punho para matar a mulher, mais foi impedido pelos policiais.

De acordo com informações de populares a mulher era casada, mas já estava se separando do marido, ambos de Santo Antônio de Jesus. O dois precisaram ser socorridos pela SAMU após ficarem grudados.

O caso foi abafado e não foi revelado a verdadeira identidade dos envolvidos. Recentemente um casal homossexual da cidade de Muniz Ferreira teve que ser levados para emergência do Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus, para desacoplar órgãos sexuais que travaram durante sexo.

Segundo médicos, isso ocorre quando há acúmulo de sangue na área da glande (pênis) o que acaba dificultando a retirada do mesmo, em que pese esforços desenvolvidos nesse sentido, por parte do casal.
 
 

PADRE LARGA BATINA E ASSUME AMOR APÓS ENGRAVIDAR JOVEM EM GALVÃO/BA

Um padre do município de Gavião/BA, localizado a 245 quilômetros de Salvador, anunciou que renunciava o cargo e abandonava a batina após engravidar uma fiel. Em uma carta divulgada no Facebook, Gerônimo Moreira relatou como o casal se conheceu, em 2007, quando ele ainda era seminarista. 

Apesar de anunciar a decisão durante uma missa, a proximidade entre o padre e Emília Carneiro, 22 anos, fica evidente em fotos postadas na redes sociais em datas anteriores à revelação. 

A jovem, que segundo a TV Bahia, estuda letras em uma faculdade de Conceição de Coité e trabalha na secretaria de educação do município. "Ninguém desconfiava dos dois, ninguém estranhou a aproximação deles porque a Emília era muito envolvida na igreja - tinha a voz bonita e cantava durante as missas, estava sempre ensaiando por lá", disse uma moradora de Gavião, que trabalha no fórum da cidade. 

"Depois do anúncio, muita gente ficou emocionada com a história deles". Na segunda-feira (26), o padre apresentou o pedido de dispensa dos deveres do estado clerical ao bispo da diocese de Serrinha, Dom Ottorino Assolari. Gerônimo, que entrou para o seminário em 2001, comandava a paróquia de Nossa Senhora da Conceição. 

Ele também afirmou que aguarda liberação do Papa para se casar na Igreja Católica com Emília, que está grávida de três meses. "Tinha consciência que para ser padre era necessário renunciar a vida familiar e viver o celibato. O que procurei fazer durante este tempo, mesmo diante de todas as dificuldades", relata o pároco. "Com o tempo fui observando que na nossa amizade tinha algo a mais: O AMOR, mas sempre procuramos deixá-lo só no nível da amizade, pois dizia que, se por acaso eu percebesse que, não conseguiria manter o celibato deixaria antes o ministério para não escandalizar a comunidade. 

Mas por ironia do destino não aconteceu como eu pensava e nos envolvemos concretamente e hoje ela está grávida e eu quero assumir a paternidade". Na carta de renúncia divulgada, ele pede perdão aos seus superiores e aos fiéis que magoou com esta história. "Reconheço o meu erro de ter deixado acontecer a gravidez antes de me afastar do Sacerdócio, por isso peço perdão a todos vocês e vos peço que não deixem que esta minha postura venha afetar a fé de vocês. Quero lembrar que cometi um pecado e não um crime", declarou.
 

Mulher faz cirurgia após lesão no olho causada por jato de sêmen e corre risco de ficar cega

A comerciária carioca Eliana Mara, 31 anos, acaba de passar por uma delicada cirurgia no globo ocular esquerdo devido a uma lesão causada pelo impacto do jato seminal liberado pelo pênis do marido, o analista de sistemas Maurício Almeida, 35 anos, durante o sexo oral.
 
Depois do atendimento de emergência no pronto-socorro do hospital Albert Shweitze no domingo, a paciente foi encaminhada para o hospital Souza Aguiar, onde passou por avaliação oftalmológica, retornando para o Albert em seguida. Na tarde desta segunda-feira, a mulher foi submetida à cirurgia, mas ainda corre risco de perder a visão.
 
Segundo relato da paciente e do cônjuge, não houve anormalidade no ato sexual praticado pelo casal. A única explicação encontrada pelos médicos é a de que o líquido seminal teria sido emitido com muita força durante a ejaculação do esposo, estimulado pelo sexo oral, causando a lesão no globo ocular de Eliana.
 
“O contato com os olhos não causa cegueira porque o sêmen é basicamente composto de açucares e proteínas, a não ser que o homen esteja infectado com alguma doença sexualmente transmissível”, informa o oftalmologista responsável pela cirurgia, Dr. Ermínio Cruz. “Em todos os casos o melhor a fazer é utilizar preservativo para um sexo seguro”, acrescenta.
 
 

Crateús terá Lojas Americanas

Será a primeira unidade da região. A franquia, do Grupo Ramlive, já teve projeto aquitetônico apresentado

O Grupo Ramlive apresentou ontem, na Câmara de Diretores Lojistas (CDL), o projeto arquitetônico do prédio que abrigará a unidade da Lojas Americanas - a primeira desta região do Estado - no município. Será no prédio conhecido como "Casarão", na rua Barão do Rio Branco, esquina com a rua Coronel Lúcio, no Centro de Crateús.

Com preservação da fachada e suas linhas originais, o "Casarão", antigo prédio da cidade, abrigará o empreendimento. Acordo judicial garantiu preservação da estrutura, reivindicada por moradores um ano atrás. Foto: Silvania Claudino

A construção iniciará no próximo dia 15 de setembro, e a previsão é de que o local esteja pronto para funcionamento em setembro de 2014. O contrato já foi assinado e o empreendimento, segundo o Grupo, gerará 60 empregos diretos.

Ao encontro, estiveram presentes autoridades dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, além de empresários, intelectuais membros da Academia de Letras de Crateús (ALC) e do Conselho do Patrimônio Histórico e Cultural de Crateús. Debateram a autorização, por parte da prefeitura municipal e do Ministério Público, da referida construção, posto que o prédio que abrigará o empreendimento foi alvo de grande polêmica na cidade no ano passado, devido ao seu caráter histórico e cultural. À época, foi firmado um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o grupo empresarial.

Referência

Originário de Crateús, o Grupo Ramlive iniciou suas atividades há 26 anos com uma pequena loja de calçados na cidade. Cresceu, abriu novas lojas na cidade e expandiu-se para Sobral, Itapipoca e Quixadá. Criada por irmãos, a marca é referência de sucesso no mundo dos negócios.

Conforme o presidente do grupo, Adonel Rodrigues, o empreendimento tem valor empresarial e sentimental para a corporação, que tem uma relação de amor e gratidão à cidade de Crateús, onde iniciou seus negócios.

"Aqui, começamos, crescemos e nos sentimos alegres e motivados a investir, para colaborar e contribuir com esta terra. O empreendimento trará desenvolvimento econômico para a Região", destacou o empresário que reside em Sobral, centro dos negócios do grupo.

Conhecido pelos crateuenses como "Casarão" ou "Castelo", o prédio do Centro foi construído, em 1932, pelo médico Benjamin Hortêncio. Tem, assim, 81 anos.

O prédio foi adquirido pelo Grupo Ramlive ano passado e, há exatamente um ano, na noite do dia 24 de setembro, seria demolido para a construção de um novo prédio. Populares impediram a demolição. Na ocasião, o grupo Ramlive explicou que adquiriu o prédio para realizar investimentos na cidade e não havia nenhum registro que impedisse a demolição.

"O prédio não é tombado. Então, compramos e estamos com tudo legalizado e autorizado. Estamos de acordo com as leis", afirmou à época um dos sócios do Grupo, Adail Rodrigues.

O Juiz de Direito auxiliar da 3° Vara, Adriano Pontes Aragão, sentenciou acordo entre as partes envolvidas na ação cautelar impetrada pelo Ministério Público (MP), pelo promotor de Justiça da Comarca de Crateús, José Arteiro Soares Goiano, relativa à ameaça de demolição do imóvel. O grupo empresarial, proprietário da edificação, poderá explorar economicamente o local, mas preservando as suas características originais.

Preservação

Algumas alterações deverão ser feitas para ajustar a antiga residência à atividade comercial que será implantada pelo grupo no imóvel. Pelo acordo, serão preservadas as paredes originais da fachada externa. O primeiro pavimento poderá ser ampliado e coberto, e a palmeira imperial existente no local será resguardada, caso esteja em condições adequadas e de segurança.

De acordo com o projeto, apresentado pelo engenheiro Augusto Azevedo, contratado pelo grupo, "a obra será realizada contemplando a preservação das linhas principais do prédio histórico", informou Azevedo, ressaltando, ainda, que a fachada do casarão será preservada. Mas cogitou a possibilidade de comprometimento da estrutura antiga durante as obras.
 
 

GUARACIABA DO NORTE: Vereador Gerardo Marques é eleito Presidente da Frente Parlamentar da Ibiapaba

Formada pelos municípios da Ibiapaba, com participação de 10 Câmaras e quase 100 Vereadores, a FRENTE PARLAMENTAR DA IBIAPABA será presidida pelo competente Presidente da Câmara de Vereadores de Guaraciaba do Norte, Gerardo Marques, que entre outros atributos, terá o papel de articulador principal, no desenvolvimento de ações para as cidades da região. 
A escolha pelo nome de Gerardo Marques foi feita na reunião da frente Parlamentar, que aconteceu na manhã deste, 28 de agosto, em Viçosa do Ceará, data que marcou a criação do Estatuto regente da frente parlamentar.

Gerardo Marques terá, entre os desafios propostos, o empenho de fortificar ainda mais o Poder Legislativo da Serra da Ibiapaba, tanto nos aspectos políticos, quanto de desenvolvimento e prospecção de investimentos junto aos órgãos Estaduais e Federais.

Uma das primeiras iniciativas da Frente Parlamentar serão sobre os projetos do Núcleo de Extensão da Universidade Federal do Ceará para nossa região, investimentos no turismo regional, ampliação do abastecimento de água para os municípios da Serra, entre outras providências.

A presidência da FRENTE PARLAMENTAR DA IBIAPABA significa muito mais oportunidades para o desenvolvimento de Guaraciaba do Norte e cidades vizinhas. 


Fonte: www.diassislira.com.br
 
 
 
Casal Nardoni:Novo laudo não anula condenação

A 5ª Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) não acolheu o pedido da defesa do casal Nardoni para anular a condenação de ambos pela morte da menina Isabella em razão da existência de um novo laudo pericial.

No começo do mês, um laudo feito pelo Instituto de Engenharia Biomédica da George Washington University mostrou que as marcas no pescoço da vítima não foram causadas pelas mãos da madrasta Anna Carolina Jatobá. A perícia foi feita a pedido da defesa do casal.

O estudo foi feito nos últimos nove meses e utilizou moldes das mãos do casal. O novo laudo foi assinado pelo diretor do instituto, James K. Hahn.

Por unanimidade, a decisão dos ministros do STJ foi dada na terça-feira. Segundo nota divulgada pela Corte, o colegiado não acolheu, também, a alegação de que a pena tenha sido indevidamente fixada acima do mínimo legal. A relatora, ministra Laurita Vaz, afirmou que as penas foram estabelecidas dentro da legalidade. O STJ vedou ainda o recurso especial para o reexame das penas.

Redução da pena
Os juízes, entretanto, declaram extinta a punibilidade de Alexandre e Anna Carolina em relação ao crime de fraude processual, em decorrência de prescrição. Dessa forma, a pena restritiva de liberdade de cada um diminui em oito meses.

O casal, Alexandre e Anna Carolina Jatobá, foi condenado pela morte da menina, de cinco anos, ocorrida em 2008, em São Paulo. Alexandre Nardoni, pai da garota, foi condenado à pena de 30 anos, dois meses e 20 dias de reclusão, por homicídio triplamente qualificado.

Anna Carolina foi condenada a 26 anos e oito meses de reclusão, por homicídio triplamente qualificado. O procurador de Justiça Francisco Cembranelli, que foi o promotor do caso, havia previsto que o laudo não mudaria em nada a sentença. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário