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terça-feira, 17 de março de 2015

Confira a lista de empresas que mais receberam denúncias no Decon/Ce

O MInistério Público do Estado do Ceará apresentou nesta segunda-feira (15) os números do Cadastro de Reclamações Fundamentadas de 2014. O documento compreende o ranking das empresas mais reclamadas no Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (DECON), além de várias outras informações referentes à atividade do órgão.

No ano passado foram realizados 27 mil atendimentos. Desse total, 4.458 resultaram em processos administrativos (reclamações), os quais tiveram 94,5% de resolutividade. Em 2013, foram 22.224 mil atendimentos.

Entre os destaques do balanço estatístico de 2014, estão as áreas mais reclamadas pelos consumidores. No período de 1º de janeiro a 31 de dezembro, o setores que ocuparam os primeiros lugares foram:  produtos (49,8%); serviços essenciais (18,57%); assuntos financeiros (17,45%); e serviços privados (9,47%).

Já as empresas contra as quais os consumidores mais prestaram queixas foram:
1ª) Oi Fixo/Celular (461);
2ª) Rabelo (167);
3ª) grupo CCE/DIGIBRAS/LENOVO (134);
4ª) Ricardo Eletro/Lojas Insinuante/EletroShopping/City Lar (94);
5ª) Claro/Embratel (93);
6ª) Magazine Luiza (85);
7ª) WHIRLPOOL/CONSUL/BRASTEMP (84);
8ª) Samsumg (83);
9ª) Bradesco (82); (
10ª) Ibyte (71).

Os dados coletados mostram ainda o ranking das empresas que menos resolveram os problemas registrados no DECON/CE: 1º) TAM (79,25% de resolutividade); 2ª) grupo Ricardo Eletro/Lojas Insinuante/EletroShopping/City Lar (93,62%); 3ª) Bradesco (95,12%); 4º) Sky (95,38%); 5º) Cagece (95,45%). A Claro/Embratel e a Oi Fixo/Celular apresentaram o maior índice de resolutividade, com 98,92% cada.

Os detalhes sobre o Cadastro de Reclamações Fundamentadas serão disponibilizados para consulta pública no site do DECON/CE: http://www.decon.ce.gov.br/

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