ESTOU NO INSTAGRAM: @radialistadeneslima

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

Bilhete Único: Material reciclável passará a gerar crédito em abril

Os produtos deverão ser levados para um dos ecopontos de Fortaleza. Descontos nas contas de água e luz estão entre os benefícios
Rômulo Costa romulocosta@opovo.com.br
CAMILA DE ALMEIDA
Ecopontos já recebem material reciclável. A partir de abril, entrega renderá créditos e descontos
A entrega de materiais recicláveis renderá créditos no Bilhete Único e descontos nas contas de água e luz em Fortaleza a partir de abril, segundo o prefeito Roberto Cláudio (PDT). Cada tipo de material terá um valor específico que se converterá em benefício. Todos os produtos deverão ser entregues nos ecopontos criados pela Prefeitura ou em pontos de coleta.

A implantação dessa medida havia sido anunciada em abril de 2015 como parte do Plano de Ações para Gestão de Resíduos Sólidos.

De acordo com Albert Gradvohl, coordenador especial de Limpeza Urbana da Secretaria da Conservação e Serviços Públicos (SCSP), o projeto deve incentivar a separação do lixo reciclável e atrair empresas de reciclagem para a Cidade. A informação foi antecipada por ele na Rádio O POVO/CBN na manhã de ontem.

A Cidade dispõe de quatro ecopontos, onde a população já pode depositar voluntariamente resíduos recicláveis e outros materiais, como restos de poda e mobiliário usado. Com o sistema de descontos, o projeto passa para uma fase classificada como “coleta seletiva induzida”. “As pessoas vão estar mais estimuladas a promover essa entrega”, comenta Gradvohl. De acordo com ele, a Prefeitura ainda analisa os valores que cada produto terá. Esses dados estarão disponíveis em uma tabela quando o projeto for implantado.

A maneira como o benefício se converterá em descontos nas contas de água e luz ainda não está totalmente definida. Uma das possibilidades é a criação de um cartão magnético em que todos os créditos serão acumulados e depois transformados em descontos, no ato de pagamento das faturas. Outra possibilidade é de os descontos já virem debitados nas contas.

Inicialmente, as trocas devem acontecer apenas nos ecopontos, mas não se descarta a possibilidade de serem criados outros locais de coleta, em postos de gasolina ou supermercados, para facilitar o depósito. Segundo Gradvohl, para atender a demanda da Cidade, deveria haver, pelo menos, 60 pontos de entrega. A expectativa é de que até o fim deste ano haja 25 ecopontos funcionando em Fortaleza.
Pontos de lixo
A lei de resíduos sólidos, que assevera a punição dos grandes geradores de lixo de Fortaleza que não descartam adequadamente os resíduos, pode ter influenciado a diminuição dos pontos de lixo na Cidade, segundo Gradvohl. Em diagnóstico realizado em 2013, a Prefeitura identificou a existência de 1.800 rampas de descarte irregular na Capital. Agora, esse número caiu para 1.420. “Claro que ainda há pontos de lixo em Fortaleza, mas, com a fiscalização, a gente impediu o surgimento de novos pontos”, pondera o gestor.
Saiba mais
Materiais
Mais de 20 materiais podem ser levados para reciclagem nos ecopontos. Entre eles, garrafas pet, vidro, papelão, latas de refrigerante e plástico.
Ecopontos
Existem ecopontos nos bairros de Fátima, Conjunto Esperança, São João do Tauape e Varjota. A Prefeitura estima que um novo equipamento seja inaugurado ainda neste mês. Outros 25 devem estar prontos até o fim do ano.

O POVO

Nenhum comentário:

Postar um comentário