Radialista Denes Lima

A Voz do Sertão! O Portal da Informação!

CONTATO/REDAÇÃO: (88) 9.9934-9091

Para sugestões de matérias, denúncias, etc.

Prefeitos ameaçam recorrer ao Supremo para obter mesmo tratamento de Estados endividados

Prefeitos ameaçam recorrer ao Supremo para obter mesmo tratamento de Estados endividados


Prefeitos de municípios endividados com a União estudam entrar com ações no Supremo Tribunal Federal (STF) para suspender o pagamento de parcelas do financiamento de suas dívidas. Os gestores querem o mesmo tratamento recebido pelos Estados.

O benefício foi obtido por governadores após a celebração de um acordo que suspendeu o pagamento das prestações mensais até dezembro. Somente o Estado de São Paulo continuará a pagar as parcelas, mas com desconto de R$ 400 milhões. O acordo custará R$ 50 bilhões para o Governo Federal até 2018.

Os prefeitos já se reuniram com os ministros Henrique Meirelles (Fazenda) e Geddel Vieira Lima (Secretaria de Governo) para tratar do assunto. O governo argumenta que não tem dinheiro para novas concessões. A estratégia dos municípios é recorrer à Justiça para pressionar o presidente interino Michel Temer.

DIFICULDADES NO FINAL DE ANO

A preocupação maior dos prefeitos é com dificuldades que poderão ter no fim do ano, quando muitos concluirão seus mandatos. A Lei de Responsabilidade Fiscal proíbe os gestores públicos de contrair despesas que não possam ser cumpridas integralmente até o fim do mandato.

Em entrevista à Folha de S. Paulo, o prefeito de Belo Horizonte, Márcio Lacerda (PSB), que preside a Frente Nacional de Prefeitos, disse que os ministros afirmaram que qualquer nova perda de receita agravaria as dificuldades que o governo enfrenta para equilibrar o Orçamento.

As informações estão publicadas na edição de hoje da Folha de S. Paulo.