Por conta da suspeita de que a droga viesse da Bolívia e do Paraguai, a Polícia Federal é que vai investigar o caso
Segundo a Polícia foram encontrados mapas dentro do monomotor Cessna-210, modelo Centurion 2, prefixo PP-FFU, com rotas traçadas partindo da Bolívia e do Paraguai até o Ceará e o Piauí. A PM, responsável pela apreensão, declarou que a principal suspeita é que a droga seja da mesma organização criminosa que tentou pousar um monomotor em uma pista clandestina, na divisa do Ceará e do Piauí, no último sábado.
"Eles traziam uma encomenda grande de drogas e perderam quase tudo, quando a primeira aeronave tentou pousar e explodiu. Acreditamos que eles tivessem repondo este carregamento nesta outra aeronave", declarou o comandante da Área Integrada de segurança (AIS) 13, tenente-coronel PM Assis Azevedo, que comandou a operação.
A reportagem esteve no local onde o avião foi interceptado. A área, conhecida como "Campo de aviação", seria utilizada para pousos de aeronaves desde o fim da década de 50, conforme moradores. Localizada a cerca de 2Km da BR-020, a pista tem extensão de 1,2Km e possui saída também para a região de Aratuba. O local fica a aproximadamente 4 Km do posto de fiscalização da Polícia Rodoviária Federal (PRF).
Presos
O piloto da aeronave, Cléber Paulo da Silva; e o taxista Antônio Cícero Cruz Silva, presos na operação, foram transferidos de Canindé para a sede da Superintendência da PF, em Fortaleza, na manhã de ontem, onde prestaram esclarecimentos sobre os fatos a um delegado plantonista.O taxista foi preso porque teria dado fuga a uma pessoa que também estava a bordo do avião, junto com Cléber Silva.
"Ele deu informações desencontradas. Tentou dificultar o trabalho da Polícia, mesmo sabendo que o homem que ele transportou estava sendo procurado. Disse que tinha levado o suspeito para outra cidade, quando na verdade trouxe para Fortaleza. Esta pessoa seria o responsável pela droga e o dono de uma arma achada dentro do avião", disse o oficial.
De acordo com a Polícia, o piloto foi encontrado em um restaurante em posse de vários galões de gasolina. Ele contou que a rota dos entorpecentes dentro do Ceará era traçada para que fosse feito um pouso em Boa Viagem e outro em Crateús, no entanto o avião teria ficado sem combustível e ele foi até Canindé comprar gasolina. Cléber Silva disse ainda, que desviou a rota porque não são todos os tipos de gasolina que servem como combustível para a aeronave usada por ele.
"Quando ele desceu para comprar a gasolina pagou a duas pessoas para vigiar o avião. Este foi o momento que encontramos tudo. Os dois homens que estavam nas proximidades foram logicamente detidos", afirmou o coronel Azevedo.
Os dois homens que vigiavam o avião são agricultores. Eles foram encaminhados à Delegacia Regional de Canindé, mas acabaram sendo liberados, depois de prestarem esclarecimentos.
Cléber Silva é autorizado a ser piloto privado pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), desde maio de 2009. A licença vale até 2018. Ele podia decolar com uma carga de no máximo 1724Kg e cinco passageiros. Silva mora em Cuiabá, no Mato Grosso, e é proprietário da empresa Zarro Aviation Pilot Shop, que vende acessórios e produtos para aviação.
O suspeito é casado com uma controladora de voo da Força Aérea Brasileira (FAB). Silva disse à Polícia que foi forçado a fazer a viagem, porque os supostos criminosos o coagiram, mostrando uma foto em que a esposa dele aparecia sendo sequestrada. A PM negou a versão dele.
Boa Viagem
Antes de Canindé, o avião tinha pousado em Boa Viagem, onde deixou 30Kg de cocaína. O suspeito de ter recebido a droga foi abordado e preso. Antônio Batista Lima Júnior, conduzia um Fiat, modelo Doblò, com placas de Ipojuca, no Estado do Pernambuco, e foi detido quando o avião decolava.
"A Polícia estava à procura de um latrocida na área e desconfiou do pouso do avião. Eles foram checar e viram quando a aeronave decolou e um homem se aproximou. Eles abordaram o suspeito e encontraram a mala com 30Kg de cocaína".
Conforme o delegado Inácio Torres, de Boa Viagem, o suspeito responde por tráfico de drogas e tem passagens pela Polícia no Mato Grosso. "Estamos investigando a participação dele na quadrilha", afirmou.
Voos são monitorados, diz FAB
O controle de tráfego aéreo sobre o Estado do Ceará é realizado pelo Terceiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta III), organização subordinada ao Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea) da FAB. A sede do Cindacta III está localizado na cidade de Recife, em Pernambuco. O órgão faz o controle dos voos no Nordeste do País e em uma extensa área do Oceano Atlântico, conforme a FAB.
Praticamente todos os voos vindos da América do Sul, com esse destino, cruzam o espaço aéreo sob a tutela do órgão. É no Estado vizinho ao Ceará, onde é feita a visualização do espaço aéreo sobrejacente ao Estado em função de radares na região.
De acordo com o comandante do Cindacta III, coronel aviador Paulo Eduardo Albuquerque de Magella, o espaço aéreo no Ceará é monitorado através de radares e por meio de estações de telecomunicações espalhadas na região.
Conforme o oficial, os radares de monitoramento funcionam de duas maneiras: o radar primário identifica alvos em um sistema que lança um pulso e por reflexão identifica que existe alguma aeronave naquela posição. Já o radar secundário, recebe informações de um equipamento chamado transponder que além de sinalizar a existência de uma aeronave em determinada posição, fornece informações sobre o plano de voo declarado (ver infográfico).
No "Campo de Aviação", de Canindé, populares afirmaram que é comum o sobe-desce de aeronaves. "Às vezes, a gente acorda de madrugada com o barulho do motorzinho. Às vezes, no fim da tarde, a gente vê um aviãozinho passando aqui por cima. Uma vez, uns curiosos correram pra ver descer, e o piloto assustou e desistiu de pousar", disse um morador da região.
Conforme a aeronáutica, não existe uma tecnologia capaz de inibir ou bloquear o sistema de transmissão de informações dos radares em aeronaves civis. Sobre os voos comerciais, serviços de aerotáxi e voos particulares comumente utilizados, a (FAB) informou que para a realização dos voos, os responsáveis devem apresentar uma rota pretendida. A partir deste plano de rota e através do monitoramento, a aeronave é acompanhada pelos órgãos de controle de forma a observar o cumprimento da rota e mantê-la a uma distância segura das demais aeronaves.
Curiosos
No local onde estava o avião interceptado pela Polícia, muitos moradores chegavam para ver de perto a aeronave. Um dos curiosos acabou encontrando um fragmento de papel, em que constavam escritos três números de celular e a mensagem "Boa Viagem (entregue). Canindé. Crateús".
Márcia Feitosa /Levi de Freitas/Sara Sousa
Repórteres/Colaboradora
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